TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO E OS BENEFICIOS DO E-COMMERCE NO BRASIL NOS ULTIMOS ANOS

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.044 Palavras (17 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 17

A EVOLUÇÃO E OS BENEFICIOS DO E-COMMERCE NO BRASIL NOS ULTIMOS ANOS

                                                                                         

Resumo

O referente estudo tem como objetivo identificar a evolução e os benefícios do e-commerce no Brasil nos últimos anos. A implementação e o desenvolvimento dessa ferramenta visa não só apresentar os seus benefícios e suas inovações, tanto para com a cadeia de distribuição no que se refere à indústria e ao próprio consumidor. Todavia o referido trabalho irá apresentar um breve histórico do E- commerce, cuja origem se deu nos Estados Unidos, além mencionar a sua importância não só no Brasil, mas no mundo todo. O resultado que leva consumidores a aderirem a essa nova tendência? O preço? A comodidade de poder fazer as compras no seu próprio lar? É uma ferramenta confiável? A metodologia adotada neste trabalho consistiu em pesquisas bibliográficas em sites e artigos acadêmicos. Concluí-se que os benefícios e as alternativas de se optar pelo comércio eletrônico são a redução de custos, faturamento, prazo de entregas e satisfação do cliente.

Palavras – chave: E- Commerce. Clientes. Comércio Eletrônico.

1. INTRODUÇÃO

O e-commerce, comércio virtual ou venda eletrônica é um tipo de transação comercial possivel graças a um de um equipamento eletrônico, vide, computadores, tablets e smartphones. O crescimento de informatização das diversas atividades transforma a tecnologia da informação em um segmento cada vez mais rentável economicamente. A popularização desta ferramenta desencadeou diversas sub-áreas da tecnologia da informação.

Mas o que se observa é que esses direitos precisam ser assegurados na prática, por meio de medidas concretas.

A situação problema da pesquisa é demostrar a evolução e os benefícios do e-commerce no Brasil nos últimos anos.

A justificativa deste trabalho é mostrar que o comércio eletrônico é uma tendência na vida dos seres humanos nos dias de hoje, uma prática que se popularizou em meados dos anos noventa, influenciando uma geração no que tange a visão comercial, tal abrangência movimenta milhares de dólares no mundo todo. Muitos dizem que quem não se adéqua a essa realidade ora está obsoleto ou fora de moda. Cada vez mais transações online são realizadas provando que essa ferramenta oferece rapidez, comodidade, segurança e satisfação.

2- O QUE É O E-COMMERCE?

              O comércio eletrônico aliado à internet é o segmento de atividade econômica que mais prospera no planeta. As empresas iniciantes que optaram atuar no comércio eletrônico online têm atraído um número considerável e satisfatório de investidores do concorrido mercado de ações, agregando o valor do mercado tradicional de maneira assustadora (ALBERTIN, 2002).

               Segundo Albertin (2002), a palavra e-commerce advém do termo comércio eletrônico, no qual as transações econômicas são efetuadas diretamente na internet. É importante lembrar que essa pratica não visa somente no que tange a vendas pela internet, mas também apóia as empresas na direção dos seus negócios.

             O e-commerce foi criado para agilizar a comercialização de produtos on-line de forma prática, objetiva e de fácil compreensão para os agentes de qualquer parte do planeta, uma vez que se entende que essa ferramenta de comércio à distância permite a aquisição de um produto melhor, diversificado e com melhor preço, podendo economizar tempo e reduzir custos envolvidos.

2.1 CONTEXTO HISTÓRICO

O significado de e-commerce não é uma questão simples, trata-se de um tema em transição, ou seja, em caráter evolutivo. “O comércio eletrônico é a troca de informações sobre negócios e é a criação de relacionamentos comerciais e consequentemente a direção de transações conduzidas pela rede de telecomunicações” (TASSABEHJI, 2003, p. 04).

No entendimento de Tassabehji (2003), o e-commerce era conhecido como uma série de atividades comerciais realizadas por um ambiente eletrônico, se utilizando de diferentes tipos de tecnologia como a Transferência eletrônica de Fundos (EFT) e Eletronic Data Interchange (EDI) desenvolvidas para que agentes pudessem interagir          e compartilhar informações financeira e consequentemente de negócios, todavia essa pratica se iniciou no final dos anos 1970, onde as empresas compartilhavam somente documentações e dados.

A data exata do pleno funcionamento do e-commerce foi em 1991, época essa em que a internet foi disponibilizada para atividades comerciais. A internet foi um dos maiores inventos que se destacaram no século xx, assim influenciando tanto no desenvolvimento da sociedade quanto no das empresas para a execução das suas transações (RAMOS, 2008).

A internet não é subordinada a nenhuma organização ou governo, todavia trabalha baseada em protocolos e padrões técnicos que façam com que ela tenha estrutura a nível mundial. Indiretamente ela é regida por organizações que criam esses padrões e protocolos do qual ela faz parte. Pode-se dizer que essas mesmas organizações possuem vantagem competitiva em relação aos países e as organizações que não fazem parte diretamente do processo (TASSABEHJI, 2003).

2.2 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

               O e-commerce é composto por vários tipos de transações, que são realizadas por pessoas, empresas e até o governo. Os tipos de transações mais comuns são: B2B, B2C, C2C, B2G (RAMOS, 2008).

-B2B (Business to Business): São todas as transações eletrônicas realizadas pelas empresas. O comércio B2B se divide em três etapas: O E- Marketplace, E-Procurement seguido do E-Distribution.

Os E-Marketplaces são plataformas com cunho eletrônico que podem assumir a posição de comprador ou de vendedor, esses dois lados tem um objetivo em comum que é estabelecer laços comerciais entre si. Outrora se pode dizer que esses mercados digitais em determinado tempo assumem uma forma vertical, onde só há frequência de uma indústria específica, no qual é permitida a participação de empresas de várias indústrias ou segmento de atividade (SANTOS, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (321.7 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com