TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios Obrigatórios no Brasil

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Benefícios obrigatórios no Brasil

De vários benefícios oferecidos pelas empresas, há aqueles que se tornam obrigatórios pela CLT e Constituição Federal, que são:  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, Vale Transporte, Férias e Décimo Terceiro salário.

FGTS – Valor correspondente a 8% da remuneração bruta do trabalhador, que deve ser depositado mensalmente pela empresa em uma conta vinculada, no qual o trabalhador poderá receber em caso de demissão sem justa causa ou em outras situações prevista em lei.

Vale Transporte – Corresponde ao valor das despesas de transporte de casa ao trabalho, esse beneficio impede que o colaborador gaste mais de 6% do seu salário.

Férias – Um direito garantido a todo trabalhador por um período de 30 dias, onde o colaborador passa a ter direito após 1 ano de trabalho na empresa, lembrando que no período de férias sua remuneração deve ser acrescida em 1/3 da sua remuneração normal.

Décimo Terceiro – Anualmente o trabalhador recebe um salário adicional denominado gratificação natalina.

Benefícios não Obrigatórios e mais utilizados

Dos benefício não opcionais, os mais oferecidos são: Vale Alimentação/Vale refeição, Plano Odontológico e Assistência Médica.

Vale Alimentação tem como objetivo substituir as cestas básicas oferecidas pelas empresas, como também o Vale Refeição para que o colaborador possa realizar uma alimentação durante o expediente tanto no almoço como no  jantar.

Vale ressaltar, que em empresas de grande porte o Vale Refeição se torna obrigatório.

Plano odontológico e Assistência Médica pode ser oferecido por empresa de todos segmentos e portes, e é possível escolher modalidades de contratos que tenham coparticipação dos funcionários.

A importância dos Benefícios para as Organizações e colaboradores

As empresas precisam apresentar diferenciais tanto para atrair como para reter talentos, as pessoas precisam ter confiança na organização para permanecer nela, e os benefícios é atrativo para empresa e um diferencial entres as demais. Sendo assim as empresas podem oferecer Benefícios Monetários ( PL e comissão) como também Benefícios não Monetários      ( Vale alimentação,Plano de saúde, auxilio creche, entre outros.)  Pois, além de reduzir a rotatividade e o absenteísmo, também melhora a relação dos funcionários com a empresa, trás motivação e satisfação do trabalho, melhorando assim a produtividade e gerando bons resultados.

 Em vista disso, Chiavenato (2000) aponta que os benefícios oferecidos pelas empresas que  estão calcados em objetivo básico dos planos de benefícios são: melhoria no clima organizacional; redução da rotação de pessoal e do absenteísmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com