TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Finanças Aula

Por:   •  21/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

Economia e Finanças – Aula 2

1.Qual é o melhor sistema econômico capitalista ou sistema econômico socialista? No Brasil qual sistema econômico?

Sistema capitalista tende a ser mais eficiente, pois o livre comércio gera concorrência das empresas em busca de um produto melhor e mais barato. Existe diferença socioeconômicas, mas pessoas de baixa renda não estão impedidas de crescer na sociedade, oportunidades iguais são promovidas e as propriedades privadas são respeitadas.

Brasil utiliza do sistema Capitalista.

2. A economia estuda as desigualdades sociais e a atualidade da luta pela sobrevivência, dê sua opinião.

Parte do problema de desigualdade acontece porque existe uma má distribuição de renda, falta de oportunidade de trabalho e corrupção, assim a maioria fica na pobreza dependendo de um pequeno grupo elitizado.

3. Cite as vantagens e desvantagens da atual cotação do dólar? Quais setores afetados?

A alta do dólar pode ser vista como desvantagem no dia a dia do consumidor, pois impacta diretamente nas empresas que repassam os custos para o consumidor, principalmente empresas que fazem importação, para o setor de turismo eleva preços das passagens e cotação nas casas de câmbio. Para o setor de exportação a alta do dólar é vantajosa pois deixa o produto brasileiro mais competitivo no exterior.

4.Qual é a estratégia do governo atual no cenário econômico do Brasil?

Tem como objetivo manter o crescimento econômico sustentado, a partir da estabilidade dos índices econômicos; como o controle da inflação, pleno nível de emprego, equilíbrio do câmbio e balança comercial, aumento da taxa de crescimento econômico, entre outros.

5.Qual o impacto do “Corona vírus” no cenário econômico mundial?

A desaceleração da economia global, quedas nas bolsas de valores, quedas nos resultados das empresas, valorização do dólar, suspensão da produção e redução dos lucros no setor empresarial para empresas que tem parceria com a China.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com