TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Feia a Fumaça e o Casaco Verde Chiclete

Por:   •  12/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

    As Externalidades, são os efeitos que um bem ou serviço podem afetar, ela nasce da economia e podem ser positivas ou negativas. Um bom exemplo claro é choque de liberdades individuais, um pessoa por exemplo pode sim escolher tomar ou não banho, isso dentro de sua casa, só irá afetar a si mesmo, mas quando ele está em espaço público, a causa de sua escolha pode afetar os outros, com mau cheiro incomodando muita gente.

   A Externalidade Negativa, nós viemos falando até aqui, sobre a liberdade causar um efeito negativo a população ao redor, desde o mau cheiro de alguém que não toma banho, a uma empresa que polui a natureza. Seguindo a mesma linha de raciocínio, quando uma empresa escolhe jogar sua poluição na natureza, seja com poluição no ar, ou nos rios, os efeitos dessa poluição não só afetam a mesma, mas também a população ao redor. Então cabe o governo regular e proibir certas causas? Mas para o bem maior da população, até aonde vai a “liberdade” do governo em proibir? Qual o limite para que ele não ultrapasse, e assim sendo, vire um Estado Autoritário Ditatorial, podendo então proibir todas as liberdades que ele julgar necessário?

    Mas temos que falar sobre a Externalidade Positiva, que poderiam ser desde a ONGs prestando serviços sociais, isso causaria um efeito positivo na sociedade e população ao seu redor. Podemos também citar o exemplo é de educar as pessoas, pois pessoas mais educadas vivem melhor em sociedade, criam filhos mais educados, respeitam uns aos outros etc.

    Temos então a Externalidades Positivas, que afetam positivamente a sociedade, e a Externalidade Negativa, que afetam negativamente, a poluição é um belo exemplo. Mas e o governo, o que ele pode ou não proibir? Quais os efeitos dessa intervenção governamental nos choques de liberdade? Ela pararia até aí? Aonde ela iria? São perguntar a serem pensadas para se terem respostas, não é fácil chegar a uma conclusão, mas sim, podemos aos poucos ir pensando e definindo até onde uma liberdade pode chegar até afetar a outra.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

VINÍCIUS JOSÉ DE ALMEIDA

A FEIA FUMAÇA E O CASACO VERDE CHICLETE

Itumbiara - Goiás

2019

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com