TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  23/4/2017  •  Monografia  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

Sinfonia Empresarial

Aluna:
Joyce Camargo Costa RA: 1702149

POLO

Mauá

2017

        SUMÁRIO

1.Introdução        3

2. Orquestra Sinfônica        4

3. Empresa        4

3.1 Empresa e Orquestra        4

4. Sinfonia Empresarial        4

4.1 Harmonia        5

5. Liderança        5

6. Considerações Finais        7

7. Bibliografia        8

[pic 1][pic 2]

1.INTRODUÇÃO

A comparação de uma orquestra, sua organização, a uma empresa possui pontos em comum, podemos destacar que nem todos os pontos possuem essa relação, porém aborda temas importantes como, harmonia, trabalho em equipe, liderança e organização, diante deste trabalho criado, cujo nome sinfonia empresarial, tornou-se motivo de estudo, tanto de estudiosos como também para administradores, para que em seus palcos mercadológicos sejam motivo de aplausos.

2. ORQUESTRA SINFÔNICA

Atualmente este título se refere a orquestra tanto mantida por intuição pública ou privada, uma orquestra pode conter até 200 músicos, cada qual com seu instrumento.

Segundo Walter Lourenção “Não existe orquestra, existe indivíduo, indivíduo, indivíduo. A magia é ter um conjunto de sons e escutar individualmente cada um deles”.

Sendo, portanto, uma orquestra um conjunto de músicos cada qual com seu instrumento, porém a uma tarefa comum, transmitir sons, ou seja, a música.

3. EMPRESA

Segundo dicionário mini Aurélio século XXI escolar a empresa consiste em uma “Organização econômica destinada à produção ou venda de mercadoria ou serviços, tendo em geral como objetivo o lucro”.

A empresa pode tanto ser produtora, como apenas vender ou prestar serviços, porém o seu objetivo é único, consistindo em multiplicar clientes, prestar adequadamente seu serviço, para assim atingir a meta.

3.1 Empresa e Orquestra

É possível relacionar ambos pois assim como a orquestra visa objetivo único, que é a transmissão da música, a empresa visa uma organização bem-sucedida.

Uma orquestra pode obter até 200 músicos sendo que cada indivíduo exerce seu papel, toca o seu instrumento, devendo permanecer em harmonia para atingir sucesso, sendo que, assim também deve se portar os funcionários de determinada organização, as partes devem estar em acordo, tem de ter sintonia, havendo integração.

4.SINFONIA EMPRESARIAL

Walter Lourenção criou este projeto cujo nome sinfonia empresarial, na qual ele aborda que a orquestra pode não só ser comparada a uma organização como também contribuir positivamente no seu desenvolvimento organizacional, sendo possível encontrar pontos em comum na rotina de uma empresa com as obras de grandes mestres.

Observando que, assim, como a orquestra apresenta liderança, trabalho em equipe e organização a empresa também aborda esses temas como algo importante no seu desenvolvimento.

Na orquestra podemos observar uma grande quantidade de pessoas/indivíduos sendo necessário um se adequar ao outro, cada um contribuindo de sua forma, com seu instrumento (variando o modelo e o som), para chegar ao seu objetivo, transmitir a música erudita no mais próximo a perfeição. Portanto podemos assim relacionar a empresa, pois o objetivo dos empregados devem ser o mesmo, o crescimento da empresa, cada um na sua função, setor e responsabilidade, mais um completando o outro para assim atingir o sucesso.

4.1 Harmonia

Harmonia dos músicos, o bom andamento, cada um com seu qual produz o sucesso de sua transmissão, sendo assim, a harmonia de cada setor, de cada funcionário de uma empresa os leva a uma organização melhor. No entanto cada parte contribui para o sucesso, sendo em acordes musicais ou em processos.

5. LIDERANÇA

O maestro é quem lidera os músicos na orquestra, foi necessário à sua atuação quando os corais tomaram grandes proporções, sendo assim necessário a atuação do mesmo.

Não há como fugir da relação do maestro à figura de poder, porém sem os músicos ele nada seria. Segundo Walter Lourenção “O maestro é aquela figura que tem a franquia de Deus na terra. Mas não se pode ficar o tempo todo endeusando o maestro. É a orquestra que faz a música. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com