TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

I - economia internacional

Economia Internacional ,nome dado a atividade que estrutura a relação entre países, num sistema de interdependência entre as várias áreas da Economia Mundial que por característica própria influência a política, o comércio, a saúde, às populações, a sociedade e o meio ambiente, entre outras áreas fundamentais de subsídios para o ser humano contemporâneo. Portanto , tal assunto ultrapassa as fronteiras da Economia convencional, com sua tradicional relação com o Comércio e Finanças Internacionais.

O processo de atuação dos países na economia internacional vincula-se às relações de compra e venda de todas as mercadorias necessárias de subsídios para toda uma população , não se tratando necessariamente de excedentes, onde põe-se a necessidade, para todas as nações, de obter divisas, garantindo desse modo os bens de primeira necessidade, indispensáveis ao abastecimento interno. Ao mesmo tempo, temos a indústria local buscando a venda de suas mercadorias.

Um sistema econômico de um país deve ser visto como uma sociedade aberta, isto significa dizer que as fronteiras das relações econômicas de uma nação devem dar permissão a um bom trânsito com as comunidades que precisam de determinados produtos de outras, ou mesmo supri-las de produtos de fora das suas fronteiras nacionais. Isso é o que determinam as relações entre países

As relações econômicas de um país com o resto do mundo, como por exemplo: o Brasil compra mercadoria dos Estados Unidos ,determinados tipos de produtos, e a Polônia compra no Brasil outro tipo de produto que, porventura faltam neste país. Esta ligação acontece tendo em vistas as aptidões de produção dos países, quer sejam capitalistas, ou socialistas, ou sistema misto, pois, a questão é tratada ao se falar ou não, de produto excedente doméstico para outros países que faltam estes produtos.

II o comércio internacional e o e os blocos econômicos

O comércio internacional se dá por troca de bens e serviços entre os países e empresas multinacionais, o comércio internacional na maioria das vezes representa um grande percentual do PIB.

É possível identificar os benefícios do comércio internacional presente nas empresas ao expandirem os mercados consumidores, o que possibilita aos produtores um aumento de produtividade e ganhos de escala,por conta do aumento da oferta e demanda , assim como o acesso a novos fornecedores de insumos e matérias primas.

.O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, tendo se tornado crescente a sua importância econômica, social e política nos últimos séculos. Os benefícios identificados no âmbito das nações consiste no acesso a uma maior diversidade de mercadorias pela oferta de produtos importados; ampliação dos fluxos monetários entre os países e ordem na política cambial , inflação e política monetária.

Um exemplo simples é a capacitação tecnológica do parque fabril; ampliação do mercado de consumo e a geração de empregos.O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.

Para entendermos melhor o comércio internacional , é necessário o entendimento dos blocos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com