TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 15

                                                          RELATÓRIO

Globalização,a crise Economica Global eo Surgimento dos Brics.

Globalização é um conjunto de transfornmações na Ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX;Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica social cultural e política e que, consequentemente tornou o mundo interleigado,uma Aldeia Global.

O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes nações integram-se e com isoo aproximam pessoas e mercadorias.

Com as fronteiras sendo abertas foram quebradas as barreiras e com isso foi Gerado uma expansão do Capitalismo, onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios até então restritos somente ao mercado interno,para outros Mercados Emergentes além Fronteiras.

O Fenomeno da Globalização teve seu inicio na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da revolução Industrial resultou da consolidação do Capitalismo e dos grandes avanços tecnológicos(Revolução Tecnológica).

Onde foram divididas Fases:

1ªFase- Século XV até a Revolução Industrial,

2ªFase- Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial

3ªFase- 2ª Guerra mundial – 1989 (Guerra Fria)

4ªFase – Nova Ordem Mundial.

A Globalização é antes de tudo uma integração econômica,uma integração de mercado entre países.

Não podemos achar que vivemos como muitos dizem ,em uma Aldeia Global pois isso não é real e muitos viajam nessa onda como se fosse uma grande verdade quando,é algo muito iludidor e por falta de informação muitos pensam que a globalização é a salvação do mundo quando vemos a grande diferença e discriminação por parte de alguns Países ricos que se colocam em primeiro escalão esses são os chamados paíse de primeiro mundo,porém muitos tem uma falsa idéia da realidade,como por exemplo podemos citar o México que pode ultrapassar a fronteira dos Estados Unidos sem serem Ridiculamente constrangidos,pois há um enorme Murro que os SEPARAM.

Então podemos observar que na pratica a Globalização é de interesse somente dos Poderosos , ou melhor para satisfazer interesses comuns , mas não podemos deixar de observar que em meuitos países ainda há e sempre haverá um Murro de SEPARAÇÃO,mas imaginário, e quando não se trata de um beneficio para o dito País Global o murro sobe, e qundo há beneficios  caí o murro e os Grandes e poderosos negócios acontecem.Há e só para lembrar aos leitores desde texto e aos que não sabem os Estados Unidos e o México fazem parte do mesmo Bloco econômico o chamado (NAFTA).

Os Pilares da globalização: Capital e Tecnológia.

Blocos Econômicos: São formados para poderem competir economicamente com os outros;Vale Destacar alguns blocos,União Europeia o bloco mais avanaçado do mundo em termo de integração por exemplo:Possuem a sua propria Moeda o EURO.

Mecosul,São os Países da America do Sul bem mentre outros blocos.

                                      A GLOBALIZAÇÃO INDUSTRIAL

As empresas originarias de seus países atravessam fronteiras para investir em mão de obra mais barata e assim irão obter maior lucro, podemos pegar como exemplo a NIKE Americana,constroi fabrica no Vietinã pois lá a mão de obra é bem abaixo da media ou melhor Baixissima,e com isso podem fabricar lá com seu preço reduzido e enviar para paíse como o Brasil que os juros são enormes e assim obterem um lucro astronômico com suas vendas podemos dar como exemplo um par de tênis Nike Shox que na Espanhã custa 80 euros aqui no Brasil chega a custar 800,00 reais ou seja mais que o salário minimo atual,um lucro fora do comum.

Pondo em análise a empresa Nike como já estamos citando podemos ver como a mesma teve sua grande expanão além de seu território original que é os Estados Unidos,fazendo com que sua Marca ultrapassa-sem fronteiras espalhando-se pelo mundo de uma forma muito rápida assim se adaptaram com muita facilidade com a chamada globalização explorando a mão de obra barrata e muitas das vezes terceirizada que por sua vez traz para empreza grandes beneficios e como lucros enormes como já foi citado e em contra partida para as pessoas que trabalham nesses países subdesenvolvidos não se tem muitos benefícios como por exemplo não recebem o mesmo piso salárial que um americano e nem tem o tratamento que os mesmos recebem a empresa tem assim uma boa saúde financeira porém seus agregados de paíse como por exemplo Vietinã ,Indonésia entre outros não tem tanta saúde assim nem Fisíca pois trabalham muitas horas cerca de 14 a 16 horas diárias ,e nem tão pouco financeiras pois recebem salários bem abaixo da média.

                                       A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

A crise financeira de 2008 foi a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Começou nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros, a crise financeira se espalhou pelo mundo todo em poucos meses. O evento detonador da crise foi a falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro de 2008, após a recusa do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em socorrer a instituição. Essa atitude do Fed teve um impacto tremendo sobre o estado de confiança dos mercados financeiros, rompendo a convenção dominante de que a autoridade monetária norte-americana iria socorrer todas as instituições financeiras afetadas pelo estouro da bolha especulativa no mercado imobiliário.

O rompimento dessa convenção produziu pânico entre as instituições financeiras, o que resultou num aumento significativo da sua preferência pela liquidez, principalmente no caso dos bancos comerciais. O aumento da procura pela liquidez detonou um processo de venda de ativos financeiros em larga escala, levando a um processo Minskiano de “deflação de ativos”, com queda súbita e violenta dos preços dos ativos financeiros, e contração do crédito bancário para transações comerciais e industriais. A “evaporação do crédito” resultou numa rápida e profunda queda da produção industrial e do comércio internacional em todo o mundo.

Com efeito, no último trimestre de 2008 a produção industrial dos países desenvolvidos experimentou uma redução bastante significativa, apresentando, em alguns casos, uma queda de mais de 10 pontos base com respeito ao último trimestre de 2007. Mesmo os países em desenvolvimento, que não possuíam problemas como seus sistemas financeiros, como o Brasil, também constataram uma fortíssima queda na produção industrial e no Produto Interno Bruto (PIB). De fato, no caso brasileiro, a produção industrial caiu quase 30% no último trimestre de 2008 e o PIB apresentou uma contração anualizada de 14% durante esse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com