TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  28/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização

Nada mais é que processos econômicos e sociais que estabelecem integração entre países e pessoas de todo o mundo. Segundo historiadores teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. É por meio dela que se possibilita troca de ideias, transações financeiras e comerciais, espalhando aspectos culturais.

Este fenômeno vem deixando as distancias cada vez mais curtas, desta forma facilitando as relações culturais e econômicas.

Um exemplo de países que souberam usufruir dos benefícios deste fenômeno foram os tigres asiáticos que como resultado conseguiram baraterar custos e agregar tecnologia a seus produtos.

Fenômeno outsourcing

Fenômeno outsourcing ou fenômeno da terceirização pode ser considerado uma ferramenta estratégica da globalização.

É uma realidade econômica de caráter universal. Existem dois tipos de terceirização, a que:

1. presta ou fornece bens e serviços;

2. fornece mão de obra;

Daí a expressão “terceirização”, que se aplica, ao fenômeno do intermédio de mão de obra entre trabalhador e empresa, e ainda um terceiro, que será a empresa contratante do trabalhador e que fornecera a mão de obra.

McDonald’s(globalização do fast food)

Foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos, maior empresa de fast food do mundo, com 34 mil pontos de venda em 120 países.

A empresa de hambúrgueres emprega a 1,7 milhões de pessoas, já fez lucros por 1.200 milhões de USD com um rendimento de 6.100 milhões de USD.

Desta forma é considerada um dos maiores símbolos do capitalismo internacional e da globalização, servindo mais de 69 milhões de clientes a cada dia.

Oferecem ambos os serviços de balcão e Drive-Thru, McDonald's é o maior operador privado de playgrounds nos EUA, sendo também maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatas e maçãs.

Na Índia para se adequar a cultura os lanches são feitos somente com vegetais, ou com carne de carneiro, visto que no país a vaca é considerada um animal sagrado.

Cada vez mais a globalização vem tomando conta do planeta. Nos dias de hoje a globalização vem extrapolando relações comerciais e financeiras, a internet sendo um aspecto que ganhou grande avanço nos últimos anos é vista como um meio de facilitar essas relações econômicas, criando um sistema eficiente, favorecendo ações em nível mundial.

Os aspectos positivos de uma empresa globalizada serão vastos assim como os pontos negativos.

Notei que como aspectos positivos se incluíam a diminuição dos custos de produção, sendo assim o preço final do produto ficaria mais barato para o consumidor e geração de empregos, devido a busca de mão-de-obra barata e qualificada.

Assim como também um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo. O fenômeno da globalização aumentou o interesse pela cultura, economia e política de outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com