TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Taxa de Juros

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

Taxa de Juros Nominal e Taxa de Juros Real

Taxa de juros, conhecido como ganho gerado pelo capital, é o instrumento utilizado pelo BC para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia.

Algumas considerações sobre o que é juros são:

- Determinado valor que se pode atribuir ao tempo;

- Cobertura de riscos assumidos pelo emprestados;

- Valor que compensa a perda de oportunidades de utilização do dinheiro;

- Retorno obtido pelo investimento produtivo do capital.

A taxa de juros é a relação entre juros e o montante aplicado ou emprestado.

Existem algumas maneiras de apresentar a taxa de juros, são elas:

- Taxa Nominal: é uma taxa que deverá sempre constar nos contratos de credito e aplicações.

- Taxa efetiva: É formada através dos períodos de capitalização, é o processo de formação de juros pelo regime de juros compostos.

- Taxa real: É determinada, desconsidera os efeitos da inflação e é correspondente ao período da operação.

- Taxa Bruta: É a taxa de juros obtida considerando o valor da aplicação e o valor de resgate bruto, sem levar em conta o desconto do imposto de renda retido pela instituição financeira.

- Taxa liquida: É a taxa de juros obtida considerando o valor da aplicação e o valor do resgate líquido, levando em conta o valor retido pelo imposto de renda.

Capitalização Simples X Capitalização Composta

Juros simples é quando a taxa é definida tendo como base o valor inicial emprestado, sem incidência de juros sobre juros.

Juros compostos são juros de um determinado período somados ao capital para o calculo de novos juros nos períodos seguintes.

Taxa de Juros Equivalente X Taxa de Juros Proporcional

Juros equivalentes são taxa de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes que ao serem aplicadas a ujm mesmo principal durante um mesmo prazo produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo no regime de jutos compostos.

Juros proporcionais são taxas fornecidas em unidade de tempo diferentes que, ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo, produzem o mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juros simples.

Índice de Referencia Benchmark

Benchmark significa indicador de desempenho ou parâmetro de referencia. O benchmark serve como um alvo segundo o qual o investimento é avaliado.

CDI

Certificado de Deposito Interbancário – São os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Sua função é transferir recursos de uma instituição financeira para outra. Quanto mais baixa estiver a taxa do CDI, mais barato estará o custo do dinheiro no mercado.

Câmbio

É o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com