TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A avaliação de viabilidade de implementação de lanchonete na cidade de Itaboraí, Rio de Janeiro - Brasil

Pesquisas Acadêmicas: A avaliação de viabilidade de implementação de lanchonete na cidade de Itaboraí, Rio de Janeiro - Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Empreendedorismo

Simone de Melo Chaparoni RA: 6942000124

Fabio Melo de Siqueira – RA 6942016778

Kenia da Costa Santos Lopes – RA 6791423249

Ricardo Estácio Marques – RA 6942016696

NITEROI / RJ

2013

Simone de Melo Chaparoni RA: 6942000124

Fabio Melo de Siqueira – RA 6942016778

Kenia da Costa Santos Lopes – RA 6791423249

Ricardo Estácio Marques – RA 6942016696

Professor tutor presencial: Anderson Guerra

Professor tutor a distância: Andréa Lydia Ahlert

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Andréa Lydia Ahlert.

NITEROI /RJ

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Definição de Empreendedorismo 4

Etapas essenciais para se criar um novo negócio 5

Conceito de Plano de Negócios 6

Plano Financeiro 8

Execução de Plano de Negócios 11

Indicadores Financeiros 19

Considerações Finais 21

Referências Bibliográficas 22

Lista de Tabelas 22

Grandes espíritos frequentemente encontram violenta oposição de mentes fracas.

AlbertEinstein

Físico Alemão

INTRODUÇÃO

Sonhar é algo que faz parte da natureza humana, o sonho muitas vezes nos leva a buscas novas situações que antes não eram sequer imaginadas.

Ou seja, ao sonhar, os homens são mobilizados para que aquele que é chamado “SONHO” se torne realidade, se torne algo concreto, tangível.

A proposta deste trabalho é justamente a transformação de um sonho em algo concreto, é transformar o desejo e o apreço por uma paixão pessoal em um empreendimento que venha a satisfazer tanto os desejos pessoais como também os desejos materiais.

Desde desejo inicial dos sócios do empreendimento, surgiu tanto o início do planejamento, onde ambos os sócios saíram em procura de conhecimentos mais específicos sobre o assunto de empreender e de gestão de serviços de alimentação.

Com isso ambos sócios iniciaram essa procura de conhecimento, enquanto que um deles iniciou um curso superior de gestão em gastronomia que propicia a aprendizagem de várias competências e habilidades que o ajudarão a atuar na gestão do segmento de alimentação e bebidas, além de proporcionar uma visão empreendedora do que é gastronomia; o outro sócio iniciou uma especialização em estratégia empresarial e empreendedorismo para também adquirir conhecimentos especializados para a condução integrada da criação de um novo empreendimento.

Além das características de empreendedor é necessário elaborar um plano de negócios quando da criação de uma empresa ou desenvolver um projeto específico de estratégia de negócios. “O Plano de Negócios é um documento que envolve todos os aspectos de geração e administração de um novo empreendimento e também é um roteiro para administração de micro e pequenas empresas. Ele inclui tendências de mercado, concorrência, projeções de vendas, entre outros” (PALMEIRA, 1999 p. 56).

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

A palavra "empreendedorismo" vem de entrepreneur, palavra francesa usada no século XII para designar aquele que incentivava brigas. O grande economista Schumpeter dizia que é o empreendedor que movimenta a sociedade e a inova.

Empreendedorismo nada mais é que o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformaçao de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas o portunidades leva à criação de negocios de sucesso.

Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. Não é necessário possuir os meios necessários à criação de sua empresa.

O empreendedor é motivado pela liberdade de ação, automotivado. Significa que ele tem consciência de que seus caminhos dependem muito do suor, trabalho redobrado e perspicácia nos negócios. Sendo assim ser empreendedor é um estado de espírito e mais do que isso, uma necessidade na sociedade atual. Cabe ao empreendedor ser o agente de mudança e ainda fazer do seu autodesenvolvimento a mola mestra do seu sucesso, do sucesso da sua empresa (como funcionário ou dono) e, consequentemente, do seu país.

Etapas essenciais para se criar um novo negócio

Para criar um novo negócio é necessário observar o mercado e o que podemos trazer de novo algo que será nosso diferencial, antecipar as necessidades dos nossos clientes segmentar o mercado de forma a suprir as necessidades deles, para isto é fundamental um olhar atento para o que restringe o mercado isso pode nos colocar na frente.

.

CONCEITO DE PLANO DE NEGÓCIOS

PLANEJAMENTO

0 objetivo geral do projeto sera avaliar a viabilidade da implantação de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com