TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Trabalho E Acidentes De Trabalho Em Coletores De Lixo Domiciliar Na Cidade Do Rio De Janeiro, Brasil.

Trabalho Escolar: Processo De Trabalho E Acidentes De Trabalho Em Coletores De Lixo Domiciliar Na Cidade Do Rio De Janeiro, Brasil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 8

Processo de trabalho e acidentes de trabalho em coletores de lixo domiciliar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Introdução

O lixo é definido, em geral, como o resíduo sólido descartado pela população. Os profissionais encarregados de sua coleta e do seu destino final são chamados genericamente de lixeiros ou garis.

No Município do Rio de Janeiro, é coletado diariamente cerca de quatro mil toneladas de lixo domiciliar, resultantes das atividades de uma população de seis milhões habitantes.

Metodologia

O presente estudo, realizado entre junho de 1994 e janeiro de 1995, envolveu os trabalhadores lotados na Gerência de Limpeza Leste (LGL-3), situada no bairro do Rio Comprido, sendo constituída por 29 garis com idade entre 25 e 56 anos, na sua maioria sem terem completado o primeiro grau e com uma renda familiar em média de dois a três salários mínimos. Através desta gerência, são coletadas 48 toneladas de lixo por dia com uma média per capita de 2,86 t/homem/dia. Por questões operacionais, foi possível fazer entrevista com 24 trabalhadores. Esses trabalhadores possuíam vínculo empregatício com a empresa, sendo regidos pelo regime da CLT. Todos aceitaram participar voluntariamente da pesquisa.

Entrevista semi-estruturada sobre acidentes relacionados ao trabalho

Acidentes relacionados ao trabalho (ACT); serviços de segurança, higiene e medicina existentes na empresa; exames de saúde adimensionais e periódicos; equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs) fornecidos pela empresa; existência de um órgão misto de participação trabalhador/empresa para intervir na melhoria da higiene, segurança e saúde dos trabalhadores; treinamento ou orientação para evitar os riscos presentes no ambiente de trabalho.

Equipe de trabalho: guarnição

A guarnição usualmente é composta por três coletores e o 'puxador', que vai à frente juntando o lixo para facilitar o serviço. Por acordo interno da guarnição, existe uma divisão de tarefas, que são adequadas às características de cada componente do grupo, sejam elas físicas ou de experiência. Apesar de atualmente não haver incentivo financeiro à hierarquização de responsabilidades na equipe, a guarnição produz internamente uma divisão de tarefas e responsabilidades. O líder é usualmente responsável por direcionar o grupo em suas tarefas e prestar esclarecimentos à população sobre as atividades de coleta.

Turnos e jornada de trabalho

Na região investigada, os serviços de coleta são realizados em dois turnos: pela manhã, a partir das 6h 30 min., e à tarde, a partir das 15h. O turno dura em média seis horas diário, exceto quando acontece algum imprevisto, geralmente relacionado a problemas técnico-operacionais, como falta de manutenção do veículo coletor de lixo.

Não existe pausa durante o processo da coleta ¬ os coletores realizam suas tarefas em ritmo acelerado e as atividades são interrompidas somente quando o veículo coletor vai despejar o lixo na unidade de depósito. Entretanto, um período de aproximadamente uma hora é destinado à refeição da guarnição ou preparação do lixo para coleta.

Controle e supervisão dos serviços de coleta

Os serviços da coleta de lixo domiciliar exigem um controle gerencial local de três níveis: um instrumento de registro de informações (Boletim Diário de Operações, BDO), processamento de dados e emissão de relatórios e um sistema de supervisão direta acionado mediante queixas da população.

Descrição das operações

As atividades realizadas pelos três trabalhadores sorteados foram caracterizadas em nove diferentes tipos de operações, abaixo descritas:

01 Transporte e manuseio de recipientes rígidos grandes (latão) ¬ levantar e transportar, com ajuda de outro trabalhador, latão de 200 l com movimentos rotatórios até o veículo coletor, onde, ainda auxiliado pelo mesmo trabalhador, levanta e despeja seu conteúdo fazendo movimentos giratórios do latão para soltar o lixo do mesmo. Em seguida, devolve o recipiente ao local de origem.

02 Transporte e manuseio de recipientes moldáveis pequenos (sacola) ¬ recolher vários sacos plásticos menores, com capacidade de 20 l cada (flexionando o tronco sem dobrar os joelhos), arremessando-os para dentro do veículo coletor.

03 Transporte e manuseio de recipientes moldáveis grandes (saco) ¬ arrastar saco plástico, com capacidade de 200 l, até o veículo coletor, onde o recipiente é levantado e seu conteúdo despejado, devolvendo-o ao local de origem (que deveria ser sem retorno).

04 Transporte e manuseio de recipientes rígidos pequenos (lata pequena) ¬ levantar e transportar vários recipientes de lata e de plástico, três de cada vez, com capacidade de 20 l cada, despejando seus conteúdos no veículo coletor e devolvendo-os ao local de origem.

05 Transporte e manuseio de recipientes rígidos parcialmente mecanizados (caçamba) ¬ empurrar, com mais três trabalhadores, uma caçamba provida de quatro rodas com capacidade de 1.050 litros, até encaixe no veículo coletor através de ganchos, sendo suspensa e inclinada automaticamente, despejando o seu conteúdo no veículo coletor. No final da operação, a caçamba é desencaixada e depositada no local de origem.

06 Varredura (vassoura) ¬ a varredura é desempenhada por dois trabalhadores. Um é responsável por pegar a vassoura, localizada na lateral traseira do veículo, varrendo os restos de lixo que estavam fora das embalagens plásticas. Retornar a vassoura ao seu local de origem. O outro recolhe o lixo usualmente com auxílio de dois pedaços de madeira depositando-o no veículo coletor.

07 Transporte e manuseio de lixo seletivo (papelão) ¬ recolher duas caixas grandes de papelão vazia, dobrando e depositando as mesmas no veículo coletor. Em seguida outro trabalhador liga o compactador de lixo, que tem seu comando na lateral traseira do veículo.

08 Transporte e manuseio de recipientes rígidos médios (lata média) ¬ com ajuda de outro trabalhador, levantar e transportar com movimentos giratórios um latão com capacidade de 50 l ou 100 l, despejando com movimentos rotatórios, ainda auxiliados pelo mesmo colega, o conteúdo do recipiente no interior do veículo coletor. Em seguida, devolver o recipiente ao local de origem.

09 Transporte e manuseio de lixo em peneira (peneira) ¬ segurar uma peneira, flexionando o tronco, mantendo as pernas praticamente esticadas, enquanto outro trabalhador deposita o lixo no interior da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com