TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre WTI e BRENT

Tese: A diferença entre WTI e BRENT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  Tese  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Diferença entre W.T.I e BRENT

Duas siglas, que normalmente acompanham a cotação do petróleo, indicam a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado. O petróleo Brent foi batizado assim porque era extraído de uma base da Shell chamada Brent. Atualmente, a palavra Brent designa todo o petróleo extraído no Mar do Norte e comercializado na Bolsa de Londres. A cotação Brent é referência para os mercados europeus e asiáticos. Já o petróleo WTI tem o nome derivado de West Texas Intermediasse. West Texas é a principal região petrolífera dos Estados Unidos, e o óleo WTI é aquele vendido pelos intermediários do West Texas. Ele é negociado na Bolsa de Nova York e sua cotação é referência para o mercado norte-americano. Normalmente, o petróleo WTI é um pouco mais caro do que o Brent, o que reflete a qualidade do produto e o custo de refino e transporte. Atualmente, o petróleo registra um dos preços mais altos de sua história. Esta pesquisa investiga a relação entre os movimentos do preço do petróleo e do mercado acionário brasileiro através de um Modelo de Mercado aumentado pelo fator petróleo. Tal modelo tem sido utilizado por pesquisadores como FAF e Brailsford (2000) e Nanda e FAF (2008). Embora a relação entre preço de petróleo e variáveis macroeconômicas tenha sido estudada exaustivamente, a relação entre preço de petróleo e mercados acionários é um tema ainda em estudo na área de pesquisa de finanças.

Cotação e comercialização

Como o petróleo é um direcionador da economia nos dias de hoje, um forte aumento do preço deste produto costuma levar à redução da atividade econômica. O canal de transmissão poderia estar no aumento dos custos dos produtores, que, na tentativa de repassar esse efeito adverso para os preços aos consumidores, podem provocar pressões inflacionárias na economia. Hamilton (1983) apresentou evidências de que choques de petróleo são prejudiciais para a produção e o emprego. A ligação do mercado financeiro com o ambiente macroeconômico é natural, pois os movimentos dos índices de ações refletem as expectativas dos agentes econômicos quanto ao futuro da economia. Logo, se o petróleo tem impacto negativo sobre a atividade econômica, deveria ter também sobre os mercados de ações. No entanto, economias exportadoras de óleo podem ser positivamente impactadas pelos choques de preço deste produto devido à renda gerada pela atividade, sendo que a economia brasileira possui produção excedente de óleo atualmente. Influenciado pelas crises no Oriente Médio.

Mercado Spot

RESUMO - O presente artigo analisa o comportamento, a volatilidade e a dinâmica dos preços do petróleo no mercado internacional combinando três modelos. Econométricos distintos; o modelo de co-integração, os modelos GARCH e de Vetores.

Auto-Regressivos. Em linhas gerais, com a metodologia econométrica empregada, foi possível avaliar as expectativas dos agentes envolvidos frente ao surgimento de boas e más notícias e seus efeitos diretamente na trajetória de preços e volatilidades, possibilitando desenhar a Curva de Impacto de Notícias desenvolvida por Engle e NG (1991) para o período compreendido entre 1986 e início de 2008 com dados diários, testando desta maneira a hipótese de que uma escala de altas sucessivas nos patamares de preços, não necessariamente implicam em maiores níveis de volatilidade e incerteza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com