TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A finalidade da comunicação, na publicidade, fases, técnicas de expressão (AIDA) e a criação de publicidade através de cosmético briefing

Pesquisas Acadêmicas: A finalidade da comunicação, na publicidade, fases, técnicas de expressão (AIDA) e a criação de publicidade através de cosmético briefing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

AGRADECIMENTOS

Dedicamos os agradecimentos á Professora Solange que nos auxiliou na montagem deste projeto, fazendo com que executemos o mesmo com conhecimento e cultura adquiridos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................. 01

1. APRESENTAÇÃO DA AGÊNCIA............................................................ 02

2. BRIEFING DE PESQUISA ....................................................................... 03

3. SEGMENTO DA EMPRESA..................................................................... 04

4 PÚBLICO ALVO............................................................................................ 05

5. ESTRATÉGIA DE MARKETING.................................................................. 06

6. NOME/RAZÃO DE ESCOLHA DO PRODUTO............................................ 07

7. INFORMAÇÕES DE ESCOLHA.................................................................. 08

8. POSICIONAMENTO.................................................................................... 09

9. CRIAÇÃO DO ANÚNCIO.............................................................................. 10

10. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar os objetivos de comunicação na propaganda, as etapas das técnicas de expressividades (AIDA) e criação de um anúncio publicitário através de um briefing de cosméticos onde o problema de marketing deve ser solucionado.

APRESENTAÇÃO DA AGÊNCIA

Agencia Sapiência é composta por 5 integrantes.

A palavra sapiência deriva da palavra latina para sabedoria, sapientia. Ambas estão relacionadas ao verbo latino sapere, que significa "provar, ser sábio, saber";

A agência visa respeitar os valores de cada cliente, mostrar através do trabalho o conhecimento, sabedoria e competência da mesma, assim, entregando sempre no prazo os trabalhos solicitados, tendo a organização como algo fundamental na rotina e através dos trabalhos mostrando criatividade e diferentes ideias sem desrespeitar ou mudar a visão principal e fundamental do cliente.

BRIEFING DE PESQUISA

No mercado de perfumes, seu cliente (uma empresa de cosméticos) notou que a procura por perfumes femininos vem se mantendo estável. Constatou então que a melhor maneira de conseguir aumentar sua participação de mercado seria atraindo as consumidoras de outras marcas.

Uma pesquisa encomendada pela empresa apontou que as consumidoras poderiam ser atraídas para uma marca de sua propriedade se o produto oferecesse uma proposta diferenciada, com certa sofisticação, mas a preço acessível. Entretanto, embora a preço acessível, este perfume não poderia ter a imagem de “produto barato”.

A pesquisa identificou ainda que o nicho mais interessante de mercado para o novo produto seria formado por consumidoras com idade entre 45 e 55 anos, de classe C. Seriam mulheres, em sua maior parte, que têm um ou mais filhos com idade entre 15 e 25 anos. Têm uma visão aberta sobre a vida, porém não descartam alguns conceitos conservadores. Como têm os filhos crescidos, possuem certo tempo para cuidar mais de si e se permitem alguns pequenos luxos – mas ainda ficam atentas para economizar e pensam muito na família.

Para tentar trazer para si essas consumidoras a empresa criou então um perfume que se apoiará na personalidade de uma mulher famosa (ex.: uma ex-modelo ou atriz brasileira, uma escritora, uma empresária conhecida, etc.) e com a qual elas possam se identificar. O produto terá o nome dessa mulher e preço bastante competitivo. O perfume deverá ter uma publicidade que agregue certa sofisticação à imagem do produto para que não pareça ser uma marca “popular”, apesar do valor convidativo.

SEGMENTO DA EMPRESA

Segmento: Cosméticos – Perfume.

O que o produto precisa oferecer: proposta diferenciada, certa sofisticação, preço acessível, ter uma imagem de produto caro.

PÚBLICO ALVO

Mulheres de 45 a 55 anos, de classe C, com filhos de idade entre 15 e 25 anos, tem uma visão aberta sobre a vida, porém não descarta alguns conceitos conservadores, tem tempo para si e permite alguns pequenos luxos, mas economizam e pensam na família.

ESTRATÉGIA DE MARKETING

O perfume se apoiará na personalidade de uma mulher famosa, onde as consumidoras possam se identificar. O produto terá o nome dessa mulher e preço bastante competitivo. O perfume deverá ter uma publicidade que agregue certa sofisticação à imagem do produto para que não pareça ser uma marca “popular”, apesar do valor convidativo.

NOME/RAZÃO DE ESCOLHA DO PRODUTO

Nome do perfume: LaVaughn

Razão de escolha: Michelle Obama, assim como outras mulheres precisou batalhar para chegar onde está. É filha de pessoas simples, o pai capitão e a mãe secretaria. Vem de família afro-americana, alguns de seus antepassados foram escravos americanos no estado da Carolina do Sul, mesmo depois de tudo, tendo alguns parentes residindo neste lugar.

Michelle estudou sociologia e se graduou em artes, se tornou advogada, participou de manifestações políticas defendendo a minoria. Ela é vista como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com