TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do capital inicial da empresa

Projeto de pesquisa: A importância do capital inicial da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

REFERENCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A partir desse texto, você, caro leitor poderá observar como se deu ao longo do tempo as teorias administrativas e como elas ainda estão presentes na realidade atual, demonstrando que por mais que os pensamentos eram antigos o principio sempre era o mesmo. A administração atual com todas as funções administrativas influenciando na economia e no desenvolvimento das empresas. A macroeconomia e sua importância dentro do contexto empresarial.

Você irá entender a importância do capital inicial de uma empresa e o quanto ele representa dentro de um negócio.

A realidade atual da concorrência levando as empresas a produzir em larga escala e com baixo custo.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao falarmos em contexto empresarial, primeiro iremos fazer um retorno ao passado para aprofundarmos nosso conhecimento e entendermos melhor como chegamos a nossa realidade econômica atual.

Na antiguidade, a relação administração, estava mais ligada à organização militar, ou seja, onde existia apenas um único superior hierárquico que era o responsável pela organização de exércitos, sendo também, entendido por outros pensadores como uma forma de administrar os pequenos comércios e indústrias que vinham surgindo naquela época.

Outra contribuição da época militar era o senso de direção, que era imposto ao soldado, onde, a partir do momento, que ele assume uma posição dentro do exército ele deve saber o que se espera dele e o que ele deve fazer dentro da função que foi designada a ele. Napoleão, famoso general autocrata, sempre que dava ordens aos seus soldados explicava o objetivo daquela ordem, mais um ponto importante na forma de pensar que nos deixou também grandes influências na administração até hoje usada nas empresas.

Clausewitz, um conceituado general prussiano, tornou-se um dos grandes responsáveis por uma das teorias usadas até hoje na administração, na qual enfatizava a organização e o planejamento dentro de qualquer negócio, para ele, toda empresa deveria estudar sua situação no mercado analisando todas as probabilidades, até mesmo cientificas, de modo a minimizar as incertezas.

Surge o sistema fabril, a produção não é mais realizada em casa, mas sim em edifícios do empregador, o trabalhador/ artesão perde a sua independência, toda a estrutura necessária para produção pertence ao empregador.

Logo após a revolução industrial, ocorreu a substituição do ferro pelo aço e também do vapor pela eletricidade, trazendo com isso mais produção de máquinas especializadas, havendo também o aumento do uso de ciência e tecnologia nas indústrias. Grandes transformações ocorreram também nos meios de transporte de mercadorias e grande aumento da comunicação global e também surgimento do desenvolvimento de normas capitalistas.

Segundo Marx 1983, a tendência natural do sistema capitalista é a elevação da composição orgânica do capital através de maiores investimentos no capital constante, principalmente em máquinas e equipamentos.

Com o aumento da utilização das máquinas, houve a necessidade de se aprimorar os processos utilizados nas indústrias, aumentando a produção e reduzindo custos.

As teorias surgiram a partir dessa necessidade de se produzir mais e com qualidade. O surgimento das primeiras teorias deu-se pela observação dos processos de produção.

Com o surgimento das novas teorias administrativas, a implantação e a criação de normas capitalistas, houve um grande salto no crescimento da economia e com isso o aumento da abertura de muitas indústrias e comércios.

Muitas empresas decidiram a partir desse momento, em que a economia estava crescendo, a engajar-se no mercado da indústria e do comércio. Para a inicialização dessas empresas, havia a necessidade de um capital financeiro, e para que os empreendedores pudessem abrir seu próprio negócio muitos optavam por empréstimos bancários, tendo como forma de quitação várias parcelas ao decorrer de suas atividades, outros possuíam o capital para iniciar o negócio através de economias próprias. Contudo o mais aconselhável segundo muitos analistas financeiros, seria que todo empreendedor tivessem o capital total do investimento ou uma boa parte dele para que pudesse investir com mais segurança nos seus negócios. Um órgão que presta grande trabalho a pessoas que desejam abrir seu próprio negócio é o SEBRAE, que dispõe de auxilio em todas as áreas entre elas a área financeira, que pode ajudar a analisar um possível empréstimo com mais segurança.

Após iniciar suas atividades, as empresas devem se adaptar tanto as normas internas quanto a todas as regras existentes fora dela, geralmente essas regras são impostas pelo governo ou pela necessidade advinda da concorrência. Suas regras devem ser atualizadas constantemente, tudo isso se torna necessário devido as decorrentes transformações ambientais. O administrador deve estar bem preparado e decidir quais mudanças é necessário e quais os fatores que influenciam nos negócios.

De qualquer forma que se desejar abrir um negócio existe a necessidade de se ter as funções administrativas bem engajadas dentro do âmbito empresarial, dentre elas podemos citar a função técnica que é constituída pelas atividades relacionadas à produção, a função comercial que é relacionada à compra, venda, e permuta de produtos, a função financeira que é constituída de atividades relacionadas com a captação e gestão de recursos financeiros, a função segurança que é responsável pela proteção do patrimônio contra: roubos, incêndios e outros acidentes, a função contábil que está relacionada com os registros contábeis e a produção de balanço e estatísticas e por fim a função administrativa que integra todas as outras funções juntas, que é responsável por todo o corpo social e coordena os esforços das diversas áreas e setores.

Dentro desse contexto existem também muitos outros fatores que influenciam na economia mundial, um desses fatores seria a macroeconomia que passou a ser um dos princípios da humanidade e também uma das preocupações, ela relata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com