TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da estrutura de capital da empresa

Por:   •  23/1/2018  •  Resenha  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Francieli Fernanda da Silva

 Gestão de Riscos Financeiros ,

                                             Tutor: Luciana Mattos Moreira Camelo

Santa Bárbara - MG

2018

Estudo de Caso :

GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS

Blaine Kitchenware: Estrutura de Capital

REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009.

O texto estudado nos mostra o caso da Blaine Kitchenware Inc., e está baseado em uma análise da estrutura de capital da empresa.  Fundada em 1927, a Blaine, também conhecida como BKI é uma empresa conservadora de capital aberto do segmento industrial produtora de pequenos eletrodomésticos. A empresa detinha de pequena parte do mercado, cerca de 10%, e apresentava um crescimento modesto e gradativo, cresceu pouco entre 2003 e 2006 devido à concorrência com produtos importados baratos e preços agressivos dos hipermercados, levando-a a inovar o seu portfólio e focar nos consumidores de classes mais altas produzindo eletrodomésticos com mais tecnologia. Suas vendas atingiam picos de acordo com épocas do ano, mas também acompanhavam os movimentos macroeconômicos do país, como por exemplo o boom imobiliário.  As vendas mensais da empresa atingiam um pico sazonal durante outubro e novembro, uma vez que aumentavam seu estoque em antecipação às festas de final de ano. Um pico menor ocorria em maio e junho, coincidindo com o dia das mães, a onda de casamentos no verão e o pico sazonal de compras para casa.

A maioria dos produtos eram distribuídos por atacadistas, os produtos de ponta eram vendidos diretamente a varejistas especializados. Sob a liderança do CEO Victor Dubinski, a BKI finalizou sua oferta pública em 1994. A partir de 1990, transferiu gradualmente sua produção para o exterior e se beneficiou do Acordo de Livre Comércio da America do Norte. Em 2003 a empresa já tinha fortes laços com fabricas da Ásia e mais de 50% da sua produção já era realizada fora dos Estados Unidos, à empresa também adotou uma estratégia para aumentar e complementar sua oferta de produtos se relacionando com fabricantes independentes ou de vários grandes produtores de utensílios de cozinha.

As demonstrações financeiras mostraram que no ano de 2006 a BKI obteve um lucro de US$53,6 milhões, a maioria da sua receita e de seu resultado operacional é resultado de vendas de produtos de nível intermediário. Com a troca de foco para linhas de produtos de ponta, os resultados mostraram que a pequena queda na margem operacional foram causados pelos custos de integração e por falta de estoque, mas as expectativas eram as melhores, já que as atividades de integração estava finalizada.

A BKI não adotou a mesma estratégia das concorrentes de abaixar os preços no momento em que estavam enfrentando a pressão de produtos importados e de marca própria, deste modo, o desenvolvimento das novas linhas de produtos de ponta foi na maioria atribuída a aquisições, e apesar de sua lucratividade, o retorno aos acionistas tinha ficado um pouco abaixo da média, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) estava atrás de seus principais concorrentes e o lucro por ação tinha caído desde 2004, devido à diluição nas aquisições. Nos últimos anos, os maiores usos de caixa da empresa tinham sido para o pagamento de dividendos por ações que tinham aumentado modestamente durante de 2004 a 2006, e compromissos pelas várias aquisições. O número de ações em circulação subiu e o índice de payout aumentou significativamente mais de 50% em 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com