TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A indústria Pelicano Ltda

Pesquisas Acadêmicas: A indústria Pelicano Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO INDUSTRIAL 4

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS 4

2.1.1 Nas Indústrias 4

2.1.2 No Comércio Varejista 4

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO 4

2.2.1 Custeio Variável 5

2.2.2 Custeio por Absorção 5

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO 5

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 5

2.4.1 O que são 5

2.4.2 Exemplos 6

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 6

2.6 PONTO DE EQUILÍBRIO 6

2.7 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 6

2.8 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A indústria Pelicano Ltda que industrializa cuecas e calcinhas depois de verificar a dificuldade de mensurar o preço de custo de seu produto contratou a empresa de consultoria Breaking Bad para fins de detectar na análise da formação do preço de custo de produção o preço de venda do produto “cuecas”, que configura sua maior fonte de receita, isto é, entrada certa e liquida de recursos corresponde à maior parte do faturamento da empresa.

Tendo em vista a enorme dificuldade que a indústria passa em termos de gestão empresarial serão dados pela empresa de consultoria alguns esclarecimentos ao Sr. Jonas Caetano que é sócio administrador e aos demais acionistas a respeito de gestão industrial através de informações conceituais e teóricas.

2 GESTÃO INDUSTRIAL

Como é sabedor a gestão industrial leva em consideração muitas variáveis principalmente à contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias prima em produto final, entregue ao consumidor através de escambo legal. Conjuntamente usa mão de obra e o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS

Convém explicar o que são custos. É tudo o que se investe para que certo produto alcance o resultado financeiro esperado. Para Martins (2003, p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Isso leva tempo, dinheiro, esforço humano.

Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros isso colabora para a melhor tomada e controle e na tomada de decisão.

2.1.1 Nas Indústrias

Nas indústrias segundo Costa ( 2009, p.27 ) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle. É bastante complexa a formação de preço, pois o gestor precisa levantar os custo diretos e indiretos, fixos e variáveis para determinação segura do preço final.

2.1.2 No Comércio Varejista

No comércio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido, pois leva em questão o controle de estoques PEPS, UESPS ou CUSTO MÉDIO. É baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que comumente os mais usados são o PEPS – Primeiro que entra Primeiro que Sai ou o Custo Médio Ponderado.

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. Podem ser classificados como tradicionais e contemporâneos. Os tradicionais se aplicam principalmente onde os custos diretos sejam predominantes e são baseados principalmente no volume de produção.

De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.

2.2.1 Custeio Variável

Também chamado de Custeio Direto do tipo tradicional leva em consideração apenas os custos e ou gastos variáveis no custo de vendas que integram o produto. Esse sistema faz com que as despesas da empresa aumentem diminuindo o lucro.

Embora não aceito pelo Fisco esse sistema é útil para fins gerenciais

2.2.2 Custeio por Absorção

Tipo de método tradicional Sistema e o único oficialmente reconhecido pela Receita Federal. Consiste na apuração de todos os custos da operação dos bens produzidos e ou serviços prestados e podem ser fixos ou variáveis. Tal como afirmam Foster e Baxendale (2008, p.41) “sob o custeio por absorção, os custos indiretos fixos de fabricação são computados como custos dos produtos em vez de serem considerados como despesas do período”.

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO

Para Bertó e Beulke (2005, p. 264) a formação do preço de venda é “elemento essencial da gestão econômico-financeira e mercadológica das empresas”.

Vale ressaltar que esta fase em especial precisa ser bem feita, pois é ai que muitas empresas tem risco de prejuízo, a formação de preço pode deixar a empresa no mercado ou não. Na formação do preço de venda pelo Mark-up, será acrescentada uma margem para cobrir os demais gastos que não estão incluídos no custo ( tributos, comissões, etc ) e também o lucro desejado.

É claro que se o custo de fabricação for cuidadosamente calculado bastará à indústria, levando em consideração o preço de mercado e a expectativa de lucro de seus sócios ou acionistas acrescentar a margem de lucro a fim de que possam garantir a continuidade da empresa.

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

2.4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com