TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Rev. Ind.

Casos: Administração E Rev. Ind.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 2

revolução industrial iniciou naInglaterra por volta do ano 1776, com a aplicação da máquina a vapor no processo deprodução. Segundo CHIAVENATO (1989, p.3) a revolução industrial se desenvolveu emduas épocas distintas:

Primeira época:

(1780-1860). Carvão como primeira fonte de energia e o ferrocomo principal matéria-prima, e;

Segunda época:

(1860-1914). A revolução da eletricidade e derivados do petróleo.CHIAVENATO (1997, p.56) divide a revolução industrial em quatro fases:

Primeira fase:

a mecanização da indústria e da agricultura: Fase em que amáquina começou a substituir alguns trabalhos braçais;

Segunda fase:

a aplicação da força motriz à indústria: Invenção da máquina avapor;

Terceira fase:

o desenvolvimento do sistema fabril: O artesão desapareceu paradar lugar ao operário, as fábricas e usinas, e;

Quarta fase:

um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações:Surgimento da primeira estrada de ferro. Surgiu a navegação a vapor, a locomotiva a

2

vapor foi aperfeiçoada, invenção do telégrafo elétrico, selo postal e a principal invenção: otelefone. O capitalismo começou a aparecer cada vez mais sobre quase todos os ramosda atividade econômica.

Logo após estas revoluções, a revolução industrial entrou numanova fase, chamada de segunda revolução industrial, que foi marcada segundoCHIAVENATO (1997, p.57) pelos seguintes acontecimentos:Desenvolvimento de novo processo de fabricação de aço (1856); Aperfeiçoamentodo dínamo (1873), e; Invenção do motor de combustão interna (1873). Assim comoocorreu na primeira revolução industrial, a segunda também tem suas características:Substituição do ferro pelo aço; Substituição do vapor pela eletricidade, pelos derivados dopetróleo como fontes de energia; Desenvolvimento da maquinaria automática eespecialização do trabalho; Domínio da indústria pela ciência; Transformações nostransportes e nas comunicações; Desenvolvimento de novas formas de organizaçãocapitalista, e; Expansão da industrialização

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »