TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Álgebra Linear

Por:   •  28/6/2019  •  Abstract  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para relatório prático

Química prática laboratorial (acerca da ebulição)

“O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o estado gasoso.[1]

Também pode ser entendido como o período de um processo em que um líquido está a sofrer mudança de fase, reduzindo sua fração em estado líquido e aumentando sua fração em estado gasoso, dadas as condições limítrofes como pressão atmosférica e taxa de calor — de forma mais rápida possível — geralmente observando-se a formação rápida de bolhas de gás no interior do líquido. Essas bolhas, emergindo à superfície, dispersam-se na fase gasosa. Usualmente, 'ponto de ebulição' refere-se também à temperatura (ou temperaturas) na qual essa condição ocorre.”

Questões:

  1. Defina sucintamente o termo “ponto de ebulição”:

É a temperatura em que uma substância transforma do estado líquido para o estado gasoso.

  1. Qual a função dos regularizadores de ebulição?

A função dos regularizadores de ebulição é libertar as bolhas de ar quando a mistura é aquecida ao distribuir uniformemente o calor pela mistura e previne a formação de grandes bolhas.

  1. Os regularizadores de ebulição apresentam algum efeito no ponto de ebulição? Explique.

Os regularizadores de ebulição não influenciam o ponto de ebulição dos solutos, mas sim a velocidade do aquecimento da mistura.

Os regularizadores mantêm um fluxo continuo de pequenas bolhas que previnem a formação de bolhas maiores que quando explodem têm maior energia libertada o que causa um maior aumento de calor libertado que pode acelerar a ebulição dos solutos. Com os regularizadores é possível ter uma ebulição mais calma do soluto mais volátil com bolhas menores.

  1. Por que é que uma destilação fracionada é mais eficaz na separação de solventes do que numa destilação simples?

A destilação fracionada é mais eficaz na separação de solventes numa mistura homogénea do que numa destilação simples porque a destilação fracionada ocorre em movimento contra , isto é, uma série de permutas vapor-líquida em movimento na coluna, o que equivale a uma série de destilações simples sucessivas o que faz com que o vapor atinge a parte superior da coluna sendo constituído exclusivamente pela componente mais inconstante .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com