TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABC - Custo por tipo de atividade

Tese: ABC - Custo por tipo de atividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais.

O ABC - Custeio por Atividade é um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas desenvolvidas na empresa. O Sistema ABC deve ser entendido como um complemento dos sistemas tradicionais de custos. O custo meta é o custo obtido pela subtração de um preço estimado da margem de lucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo total que viabiliza o preço e o lucro predeterminados. Com o Objetivo de reduzir o custo total do ciclo de vida de um produto, os esforços devem ser concentrados nas atividades que ocorrem anteriormente ao inicio da sua produção. Esse é o procedimento da maioria das empresas industriais ao efetuar a análise do custo do ciclo de vida ao apurar o seu custo-meta.

PONTO DE EQUILÍBRIO representa o nível de volume de vendas no qual a

receita da empresa será igual aos seus gastos totais. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de Receita de Equilíbrio. A conseqüência é que qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significara perdas, representando, inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a Receita de Equilíbrio.

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO pode ser determinado mediante o procedimento gráfico ou do procedimento aritmético.

NO PROCEDIMENTO GRÁFICO, as receitas, os gastos fixos e variáveis são demonstrados no eixo vertical, e o volume na linha horizontal. O ponto de equilíbrio é aquele na qual alinha da receita intersecciona a linha de gasto total.

O PROCEDIMENTO ARITMÉTICO é o método aritmético de determinação da Receita de Equilíbrio perde do procedimento gráfico em termos de expressão visual, mas, ganha em termos de simplicidade por dispensar réguas, esquadros e habilidades especiais para o desenho.

INTERVALO SIGNIFICATIVO visa delimitar graficamente a área de real validade da relação gasto.

Renda - volume demonstrado na análise. A delimitação dessa área varia de empresa para empresa, representando basicamente, o intervalo dos níveis de atividade para os quais os gastos fixos da empresa deverão manter-se inalterados.

VENDA DE MAIS DE UM PRODUTO - A análise do Ponto de Equilíbrio requer cálculos adicionais quando mais de um produto é produzido e vendido. Os diferentes preços de vendas e gastos variáveis podem resultar em margens de contribuição diferentes. Como conseqüência, o ponto de equilíbrio muda, dependendo da proporção dos produtos vendidos, o que denominamos de mix de vendas.

PONTO DE EQUILÍBRIO DE CAIXA - Se a empresa tiver um mínimo de caixa disponível ou se o custo de oportunidade manter um saldo elevado de caixa é alto, ela poderá querer determinar o volume de vendas necessário para cobrir todos os gastos de caixa durante o período.

LIMITAÇÕES DA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO - Essas limitações ocorrem, basicamente, das hipóteses mais ou menos simplistas utilizadas na elaboração dos gráficos de determinação do Ponto de Equilíbrio: Os gastos fixos são constantes e, por isso, apresenta-se, sempre, como uma paralela ao eixo horizontal dos sistema.

A relação “gastos variáveis-volumes” permanece exatamente a mesma, qualquer que seja o nível de atividade considerado. Quaisquer que sejam os níveis de vendas, os preços de venda permanecerão constantes, ou seja, as receitas evoluem também linearmente. A composição das vendas (mix) mantém-se constante, qualquer que seja o volume de vendas considerado. Os níveis de estoque permanecem estáveis por causa da perfeita sincronia entre produção e vendas.

EXAMINANDO OS EFEITOS DA ALAVANCAGEM OPERACIONAL - O efeito da alavancagem é relacionado com os gastos fixos da empresa; gastos esses que podem constituir-se em risco para o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com