TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CUSTOS: Custeio Baseado Em Atividade ABC

Por:   •  26/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DOUTOR LEOCADIO JOSÉ CORREIA

Franciele Rodrigues dos Santos

TRABALHO DE CUSTOS: Custeio baseado em Atividade ABC

CURITIBA

2016

FRANCIELE RODRIGUES DOS SANTOS

TRABALHO DE CUSTOS: Custeio Baseado em Atividade ABC

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Contabilidade de Custo, no Curso de Ciências Contábeis, na Faculdade Doutor Leocadio José Correia.

Profº Norberto Dsering jr.

CURITIBA

2016

1 INTRODUÇÃO

Nos anos 70 e 80 as empresas relacionadas a indústria da automação tinham dificuldade em vender seus produtos devido à falta de justificativa dos gestores para realizar a compra dos equipamentos para investir e automatizar seus processos. No entanto muitos deles decidiram pela automação mesmo quando as análises dos custos mostravam o caminho inverso, onde o aumento da qualidade e a flexibilidade não eram considerados.

Nessas condições das empresas modernas, é natural que novas filosofias de gestão, tenham permeado os estudos e que as ditas técnicas japonesas tenham influenciado os resultados. O sistema de custo da empresa moderna (denominado Cost Management System – CMS) deve considerar conceitos como custos que não agregam valor, medidas não financeiras de desempenho e contabilidade por atividade, entre outros. O conceito mais divulgado na literatura e entre as empresas foi, sem dúvida, o custeio baseado em atividade (ABC).

O ABC talvez seja o método de custos apresentado de forma mais confusa e diversificada na literatura. Quando um texto fala sobre o ABC, está se referindo não só ao cálculo dos custos, mas também ao que fazer com a informação. Usualmente o ABC está associado a uma lógica da empresa moderna, ou seja, a implantação do ABC está ligada ao objetivo de melhoria dos processos e redução de desperdício.

Este trabalho, foca no estudo enquanto ao método ABC, em relação ao cálculo dos custos dos produtos, e como o ABC está umbilicalmente ligado com a problemática da empresa moderna.

2 DEFINIÇÃO

A ideia básica e tomar os custos das várias atividades da empresa e entender seu comportamento, encontrando bases que representam as relações entre os produtos e essas atividades. Podemos dizer que, sob o ponto de vista do método ABC pretende tornar o cálculo dos custos dos produtos mais acurados, com isso o ABC supera um problema crônico dos sistemas tradicionais, que é a inadequação causada pela atribuição dos custos indiretos aos produtos de acordo com bases de rateio arbitrárias. A alocação dos custos indiretos aos produtos de acordo com horas de MOD poderia ser relevante no passado, quando a produção era mais simples, com poucos artigos, e os custos de MOD eram responsáveis pela maior parte dos custos de transformações. Porém, a tendência atual é uma maior complexidade nos sistemas de produção, com maior variedade de produtos, e a participação dos custos de MOD nos custos de transformação vem diminuindo.

Nessa situação, a utilização de horas de MOD, ou custo de MOD, como base de rateio distorce sistematicamente os custos dos produtos. Os sistemas de custos tradicionais procuraram enquadrar-se nessa nova realidade utilizando novas bases de rateio, principalmente horas-maquina, buscando adaptar-se a cada vez maior mecanização e automação da industrias. Outra solução encontrada foi o emprego de duas ou mais bases de rateio diferentes.

Porém, esses melhoramentos não foram suficientes para eliminar a imprecisão inerente aos sistemas tradicionais, principalmente pela desconsideração dos custos de complexidade, à mediada que a empresa diversifica sua produção, os custos fixos crescem, por causa da maior complexidade do sistema produtivo, a qual exige incremento em atividade de planejamento da produção, administração de materiais e preparação de maquinas, entre outras.

Para superar as deficiências dos sistemas tradicionais, foi criado um sistema de custos de duas fases: primeiramente, os custos são alocados nas várias atividades da empresa para a seguir serem transferidos aos produtos por bases que representam as relações entre as atividades e os custos decorrentes.

O custeio baseado em atividades pressupõe que as atividades consomem recursos, gerando custos, e que os produtos usam tais atividades, absorvendo seus custos. Assim os procedimentos do ABC consistem em seccionar a empresa em atividades, supondo-se as mesmas gerarão os custos, calcular o custo de cada atividade, compreender o comportamento dessas atividades, identificando as causas dos custos relacionados com elas e em seguida alocar os custos aos produtos de acordo com as intensidades de uso.

2. 1 CUSTOS DE COMPLEXIDADES

Os sistemas tradicionais separam os custos em fixos e variáveis e consideram que os custos variáveis se alteram quando há mudanças no volume de produção da empresa, sendo que os custos fixos permanecem inalterados no curto prazo. Geralmente a distribuição dos custos dá-se por meio de bases relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com