TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TAXAS DE JUROS PRATICADAS PELO COMÉRCIO

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

TAXAS DE JUROS PRATICADAS PELO COMÉRCIO

Ruan Guilherme Silva Dos Santos

Prof. Adriana Gabrielli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

1661GFI/3– Gestão Financeira

08/12/2021

RESUMO

 

Este trabalho diz respeito à formação das taxas de juros brasileiras e sua influência no dia-a-dia do país. Como as altas taxas afetam o consumidor final ou pessoa física é abordado como guia principal para as discussões aqui presentes. Também serão observados modos para se tentar evitar abusos pelas instituições responsáveis pelo crédito ao consumidor.

Palavras-chave: Taxas de Juros; Operações de Crédito; Taxa Básica (Selic).

1 INTRODUÇÃO

Os juros vêm servindo de assunto para debates desde a Idade Média. Conceituados como frutos civis gerados pelo capital, sua cobrança chegou a ser tratada como pecado pela Igreja Católica, que a via como imoral valorização do ócio, já que não se admitia que o capital por si próprio produzisse riqueza, sem o trabalho. Hoje em dia as taxas de juros têm alguma forma de controle para evitar abusos do credor.

Os juros são aplicados através de taxas que podem ser pré-fixadas ou pós-fixadas dependendo das formas que o capital é trabalhado: empréstimos pessoais, financiamentos, cheque especial, cartões de crédito.

Quem regulamenta estas taxas? Os juros cobrados têm algum limite? Quais as taxas atuais praticadas pelo comércio? Este trabalho pretende responder a estas questões e mostrar como os juros são formados e aplicados pelo comércio no Brasil.

2 FORMAÇÂO DAS TAXAS DE JUROS

As taxas de juros praticadas pelo comércio são reguladas pelo atual Código Civil Brasileiro

(Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002), que institui que os juros não poderão exceder a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Esta mesma lei também prevê que eventuais excessos sejam considerados crime de usura. Outros artigos e leis, como também decretos fazem papel de regulamentação das taxas de juros praticados em nosso país.

Mesmo com leis fortes e rígidas, o Brasil possui uma das maiores taxas de juros do mundo. Em estudo realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI),  com base em dados levantados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), aponta que os juros aqui praticados são os maiores entre as economias emergentes.

Ao ser comparado com as taxas de países de economia rica, a alta taxa de juros no Brasil é mais ainda evidenciada. No Japão, por exemplo, a média de juros, cobrados de empresas e consumidores, é de 1,13% ao ano. A baixa concorrência entre os bancos e a taxa básica (Selic) considerada alta, de 19,9% ao ano, são citadas como fatores que contribuem para esses altos tributos.  

3 JUROS NO COMÉRCIO

Em geral, com os juros altos, quando emprestamos para comprar gastamos com o serviço

dessa dívida algo que ultrapassa facilmente 100% do valor do que foi adquirido, ou seja, desperdiçamos o nosso dinheiro e deixamos de comprar muito mais se tivéssemos economizado para pagar à vista.

No ano de 2021 as operações de crédito para pessoa física, teve um aumento no (IOF) de 36%, que vai ser cobrado até o dia 31 de dezembro de 2021 e incidirá sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos e valores mobiliários. O objetivo do governo é custear o Auxílio Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família. Todas as demais linhas de crédito (cinco) tiveram uma elevação (juros do comércio, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-banco e empréstimo pessoal-financeiro). Conforme a TABELA 1 abaixo:

TABELA 1 – Taxas de juros para pessoa física, relativas ao ano de 2021

[pic 1]

Fonte: EXAME INVEST. Pesquisa de juros. Disponível em: <https://invest.exame.com/mf/bancos-voltam-a-subir-taxas-de-juros-de-emprestimos>. Acessado em: 8 dez 2021.

Perceba que as taxas de juros para a pessoa física não dão tréguas. O que é, portanto, exatamente o contrário do que muita gente deveria estar imaginando. Em um país em que a inflação em 2021 é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Com isso, a projeção do mercado já está acima do dobro da meta central de inflação (7,5%), e a taxa SELIC Atualmente está em 7,75% ao ano. A expectativa do mercado financeiro, consultado pelo BC, é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano, em decorrência do aumento da inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com