TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS GERAIS DA AUDITORIA AMBIENTAL

Trabalho acadêmico: ASPECTOS GERAIS DA AUDITORIA AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 12

DCTF

DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS NA EMPRESA PEREIRA LIMA E SILVA PLUBICIDADES LTDA

RESUMO

A auditoria ambiental, num sentido mais amplo, está voltada a atender as necessidades das empresas e da sociedade, procurando fornecer todas as informações para que a empresa esteja em conformidade com a legislação tendo em vista um planejamento de responsabilidade empresarial em questão do desenvolvimento sustentável. Com isso o objetivo desta pesquisa é de identificar e analisar se, na realidade, as empresas tem utilizado a auditoria ambiental como uma ferramenta em sua gestão, e se ela atende as necessidades dos empresários.

Palavras-chave: Auditoria Ambiental, Gestão, Ferramenta, Desenvolvimento sustentável.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................

1. ASPECTOS GERAIS DA AUDITORIA AMBIENTAL.........................................

1.1 História da Auditoria Ambiental........................................................................

1.2 História da Auditoria Ambiental no Brasil.......................................................

1.3 Conceito de Auditoria Ambiental.....................................................................

1.4 Características da Auditoria Ambiental............................................................

1.5 Objetivo Auditoria Ambiental............................................................................

1.6 Tipos................................................................................................................

1.6.1 Auditoria de Relatórios Financeiros...........................................................

1.6.2 Auditoria de Desempenho..........................................................................

1.6.3 Auditoria de Regularidade..........................................................................

1.7 Vantagens da Auditoria Ambiental.......................................................................

2. RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL NA AUDITORIA AMBIENTAL

2.1 Responsabilidade Empresarial e Ética empresarial

2.2 Envolvimento de usuários internos e externos

2.3 O Marketing

2.4 Legislação

2.4.1 Principais Leis

2.4.2 Fiscalização

2.4.3 ISO 14000

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA..................................................................

INTRODUÇÃO

O mundo globalizado apresenta peculiaridades próprias que se afloram principalmente aos meados do século xx, um dos pontos principais, implementável pelo sistema capitalismo foi a questão econômica, financeira, social e ambiental.

Tema pertinente de todos os encontros feitos ao redor do mundo é a questão ambiental, devido a isto escolheu-se o tema pois a contabilidade por ser uma ciência se preocupa também pela questão ambiental. O contador é um profissional que atua diretamente em demonstrar como uma empresa deve se postar junto a sociedade, devido a isto o acadêmico de contabilidade viu-se na obrigação de conhecer a questão ambiental mais de perto, pois, mesmo com a grande necessidade de se preocupar com a questão ambiental muitos contadores continuam à parte dos debates relacionados aos aspectos ambientais.

Se ao formar ele vai atuar no mercado de trabalho a sua responsabilidade é demonstrar conhecimento na auditoria. Auditoria em sua forma mais simples apresenta uma amplitude de questionamento um deles é a auditoria ambiental, foco principal do trabalho.

A auditoria ambiental é uma ferramenta que irá ajudar a gestão ambiental a implementar a variável ambiental não apenas para cumprir com as obrigações fiscais, mais sim para conscientização, pois a questão ambiental não é mais uma opção na gestão é questão de estratégia e até mesmo sobrevivência.

É necessário a interação das empresas com a sociedade e o meio ambiente, a sociedade tem acompanhado mais o comportamento ético das empresas, e essas pressões exercida pela própria sociedade resulta em novas leis re regulamentos afetando assim o ambiente social e político em que a empresa atua.

Diante deste cenário como deve ser a atuação de um profissional da contabilidade junto a sua empresa ou seu escritório em demonstrar aos seus clientes colaboradores sua preocupação com a responsabilidade ambiental.

ASPECTOS GERAIS DA AUDITORIA AMBIENTAL

A História da Auditoria Ambiental

A auditoria ambiental surgiu devida a necessidade de verificação da conformidade das empresas relacionadas às legislações. Ela surgiu nos Estados Unidos na década de 70, as próprias empresas norte americanas via a necessidade de se ter uma ferramenta de gerenciamento, para assim poder identificar os problemas provocados pelas operações exercidas na empresa, reduzindo os custos, acidentes, reparos e reivindicações e até mesmo se preparar para as inspeções realizadas pela EPA (Environmental Protection Agency).

Segundo (CAMPOS, 2009) “O órgão americano de proteção ao meio ambiente, Environmental Protection Agency (EPA), serviu de instrumento para tornar as auditorias ambientais ambientais compulsórias em alguns setores industriais”.

A primeira norma referente ao sistema de gestão ambiental ocorreu na Europa em 1992 a BS 7750, apartir desta outros países como França e Espanha aderiram e apresentaram suas normas. Muitas empresas aderiram a auditoria ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com