TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Contexto geral do empreendedorismo

Seminário: ATPS: Contexto geral do empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

Um dos assuntos mais discutidos do mundo dos negócios nos dias atuais é o empreendedorismo. Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

Essa ATPS aborda o contexto geral do empreendedorismo e tem por objetivo demonstrar os procedimentos necessários para se abrir um negócio Por isso esta organizada em capítulos. No primeiro capítulo vamos conhecer o que é empreendedorismo, para que serve, os principais fatores e desafios do empreendedorismo, qual é a importância de se fazer um plano de negócio, entre outros, No segundo capítulo iremos compreender a importância da do plano de negócio, já no terceiro capitulo apresentaremos um plano de negócio elaborado pelo grupo, que ira simular uma situação real de abertura de uma negocio empresarial com possibilidade de sucesso.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida de alguns artigos encontrados na internet.

2. EMPREENDEDORISMO

Devemos estar preparado a cada dia para os obstáculos e desafios que o cenário mundial apresenta, é muito difícil iniciar um novo negocio e dar certo no Brasil, pesquisas apontam que é alta a taxa de empresas que fecham nos primeiros dois anos, pois são vários os obstáculos a serem ultrapassados.

Hoje é preciso que o empreendedor seja informado e capacitado, pois criar, projetar, reformular ou pensar em algo novo muitas vezes não é fácil. Ser empreendedor é mais do que administrar uma empresa é ter objetivos e metas a serem cumpridas.

Para Dornelas (2008) “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades” enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.

Ter uma boa ideia e capital financeiro para abrir seu próprio negócio nem sempre é suficiente para alcançar o sucesso, devemos buscar conhecimento técnico, principalmente o conhecimento em gestão.

Para abrir uma empresa é preciso, saber realmente o que você quer fazer, buscar conhecimentos além do que se pode imaginar é preciso fazer uso da criatividade, aprender lidar com o negocio, ter estrutura financeira e principalmente ter um planejamento.

As pessoas interessadas em abrir um negócio têm que observar atentamente o que ocorre em seu ambiente, nas tendências do mercado, nas preferências da população, nos novos estilos, nas mudanças de hábitos, entre outras, assim surgindo ideias que possam ser aproveitadas como oportunidades de negócio.

O empreendedor, em geral, é motivado pela auto realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Ele considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação.

Um dos principais desafios vividos pelos empreendedores no Brasil se se refere à inovação. Vivemos num momento tecnológico e tudo muda muito rápido, os empreendedores e gerentes das pequenas empresas precisão estarem atentos e se renovar inovando. Buscando qualificar seus produtos, lançando produtos que seja de necessidade do seu publico alvo e surpreendam os concorrentes. E ainda e necessária ter um pensamento de expandir seus negócios, pois Segundo Dornelas “o credito e as oportunidades cresceram e o empreendedor que não acompanhar este crescimento econômico pode ter grandes problemas”.

Um dos principais fatores associados à identificação de oportunidades para o surgimento do empreendedorismo é que o empreendedor deve reconhecer as suas limitações, recrutar uma excelente equipe de trabalho, ter ações que produza mais com o mínimo de recursos necessários. Não adianta identificar uma excelente oportunidade de negócio, desenvolver o plano de negócios se o empreendedor não tiver capacidade para administrar o seu negócio.

Para Timmons (1994), professor do Babson College, Estados Unidos, existe outra forma de se analisar os aspectos críticos do processo empreendedor que leva o empreendedor a priorizar a análise de três fatores fundamentais. O primeiro fator é a oportunidade, o segundo fator é a equipe empreendedora e finalmente os recursos necessários.

Segundo Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é fundamental a participação do Estado e da sociedade na adoção de medidas que ampliem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com