TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Logística empresarial

Seminário: ATPS – Logística empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Seminário  •  3.439 Palavras (14 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Fernando Aparecido Moraes – RA 6946458094

Fabio Augusto Vieira – RA 6501264070

Renato Gonçalves Pires – RA 6544293503

Viviane Pereira de Sousa – RA 6791398622

Daniel Cruz da Silva – RA 6783368201

Paulo Alencar Rodrigues de Campos – RA 6725304478

SANTO ANDRÉ / SP

2014

Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite

Professor Tutor Presencial: Augusto Sueiro dos Santos

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Logística Empresarial para a obtenção de nota, sob orientação do Prof. Augusto Sueiro dos Santos.

SANTO ANDRÉ/SP

2014

Introdução

Neste trabalhos iremos elaborar um plano de melhorias para uma empresa chamada Fnac Brasil. Detalharemos todos os dados da cadeia logística e de suprimentos identificando os aspectos favoráveis e desfavoráveis atentando para todo o processo logístico, desde o recebimento de mercadorias até o cliente final. Será discutido a integração da cadeia de suprimentos na busca por qualidade e diferenciação, utilizando a visão estratégica para possibilitar vantagens competitivas da organização em todo processo comercial.

ETAPA 1

Perfil da organização

A Fnac é o primeiro distribuidor europeu de produtos culturais e de lazer com quase 60 anos, é uma organização voltada para o fornecimento no varejo, ou seja, uma revendedora, compra e vende.

A FNAC possui um enorme Mix de produtos que não é igualado a nem uma outra empresa. Possui mais de 120 lojas no mundo, sendo 11 delas no brasil, com sede situada em São Paulo, na Avenida Faria Lima.

Possui profissionais treinados para dar apoio em compra ao cliente de qualquer faixa etária e de todos os gostos.

Denominação e Natureza

Era uma federação nacional de venda para associados, ou seja, ela foi construída para atender a demanda de um grupo específico de consumidores de fotografia. A Fnac se originou da ideia de dois fotógrafos em criar uma Federação Nacional de orientação de produto de fotografia.

Porte

Uma multinacional com quase 60 anos, atua em mais de 6 países, possui 120 lojas no mundo e tem mais de 15 mil funcionários, diretos, no mundo. Atualmente fatura, apenas no brasil, 800 milhões por ano

Origem

A empresa surgiu com dois amigos, André Essel e Max Théret, que criaram a Féderation Nationale d'Achat des Cadres (Federação Nacional de Compras para Associados).

O Objetivo primário era oferecer ajuda aos associados que queriam ser fotógrafos e precisavam adquirir equipamentos para tal, porém não sabiam como começar. Eles então auxiliavam os associados na compra dos equipamentos como, maquinas fotográficas, tripés, lentes bolças entre outros, que melhor se adequavam a cada cliente. Eles dispunham de uma revista para dar informações aos associados que se chamava, Contact.

Depois os dois amigos viram nesse hobby um nicho de mercado e fizeram acordos e elos para obterem descontos com empresas que vendem produtos voltados para fotografia.

A FNAC começou a crescer e comprar outras empresas. Tinha diversas lojas e já vendia, além de produtos de fotografia, Livros, CDs entre outros produtos diferenciados, até que em 1994, o Grupo PPR assumiu o controle da varejista FNAC.

Em 2013 a FNAC já contando com mais de 120 lojas no mundo sai do grupo PPR e abre seu mercado a bolça de valores.

Contato na Empresa

Nosso contato é colaborador Fernando Aparecido – Assistente de Logística III que atua na empresa a cerca de 7 anos.

Produtos e força de trabalho

Produtos

Atua como Mix diferenciado entre mundos de tecnologia e cultura. Tem forte atuação e é referência nos mercados de informática, TV, som, discos, computadores, Eletro domésticos portáteis. Também está muito bem situada no mundo editorial.

Força de Trabalho

Cada unidade de negócio com uma força de trabalho em torno de 70 pessoas diretas e 30 indiretas, sendo 13 líderes por unidade de negócio.

Mercados e segmentos

Os principais mercados são os editoriais e tecnologia voltados para o consumo no varejo, tendo como segmento o fornecimento de produtos para variados tipos de clientes. Os clientes alvos são os leitores, os apaixonados por tecnologia, o público infantil, juvenil, e atualmente o público de maior fidelidade são os que se denominam Nerds, Geeks e aficionados por quadrinhos, mangás e colecionáveis.

Vantagem competitiva

Apoio a diversidade e pluralidade:

A FNAC não julga nem um aspecto físico, religioso, origem, sexo, qualquer deficiência, doença não contagiosa, poder aquisitivo ou raça, tanto na contratação para o quadro de colaboradores ou para com o tratamento dado as clientes.

Ambiente sem pressões onde os superiores estão sempre próximos e não em salas longe da vivencia dos funcionários, o que normalmente dá a sensação de superioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com