TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Regime de Caixa e Regime de Competência

Seminário: ATPS: Regime de Caixa e Regime de Competência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Seminário  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Regime de Caixa e Regime de Competência

No regime de caixa os recebimentos e os pagamentos são contabilizados somente quando se recebe ou se paga.

Esseregime geralmente é usado por entidades publicas e sem fins lucrativos, com o objetivo de identificar para quais fins foram empregados os recursos recebidos e controlar o orçamento da entidade.

NoRegime de Competência os recebimentos e pagamentos são contabilizados no período que o mesmo ocorreu independente de terem sido recebidos ou pagos.

Assim as transações são devidamente registradas epodem ser apresentadas em demonstrações financeiras no período em que ocorreram.

Proporcionando assim informações sobre transações passadas que são de grande importância aos usuários nas tomadas dedecisões econômicas.

As normas Brasileiras elegem o REGIME DE COMPETÊNCIA como único parâmetro valido no meio empresarial.

A sobra do dinheiro no caixa nem sempre é sinônimo de lucro.

1° Realização deum empréstimo: existe uma entrada de dinheiro porem não se pode considerar lucro, pois futuramente devera efetuar o pagamento do mesmo.

2°A empresa efetua a compra de matéria-prima para pagar aprazo mas logo vende todo seu produto a vista gera uma grande entrada de dinheiro, porem, uma boa parte devera ser utilizada para pagamento da matéria-prima comprada anteriormente.

3° O recebimento deuma duplicata de maneira antecipada existe uma entrada mas que já era calculada anteriormente

2.3. Regime de Caixa

Já no Regime de Caixa podemos considerar uma forma mais simples de se contabilizar, sendo esse regime utilizado mais para microempresa, entidades sem fins lucrativos. Sua forma é simples e básica receita só será contabilizada somente quando entrar dinheiro no caixa e despesa só será considerado também, quando sair dinheiro do caixa, simples, não é? E não mais diferente do que isso o Lucro só será apurado sobre o dinheiro que saiu ou entrou no caixa.

Assim podemos resumir de forma simples e básica de se entender os dois tipos de regimes e sua forma de apurar ação do Lucro.

3. Sobra do dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro!

Analisando algumas pesquisas, encontramos estes exemplos que evidenciam que sobra de dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro, e só observando, sempre temos que consultar qual é o tipo de regime da empresa, e lembrando que não jugamos se a empresa esta tendo lucro ou prejuízo verificando o caixa. Segue esses exemplos:

Venda a vista de itens comprados a prazo

Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores

Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com