TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Áreas de ação da teoria microeconômica

Seminário: ATPS: Áreas de ação da teoria microeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Seminário  •  6.158 Palavras (25 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 25

Fundamentos Da Economia Estacio Cap 1 a 8

as que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.

4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: a)Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.

b) bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas.

c) bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.

d) fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

5. A Economia é uma ciência não-normativa. Explique

R: A Economia pode ser considerada uma ciência não normativa pois o estudo econômico tem por base uma abordagem positiva, que busca explicar os fatos econômicos, avaliando suas causas e conseqüências e bem como estudando instrumentos de política econômica, sem entrar em considerações de juízo de valor na análise.

Capítulo 4

Respostas das Questões para Revisão

1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

R: Os preços relativos têm

papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.

2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.

R: Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.

Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.

3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

R: Num contexto de equilíbrio parcial, no qual observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com

isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis).

4. Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconômica?

R: Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.

5. Como se divide o estudo microeconômico?

R: A teoria microeconômica se divide em:

1) Análise da Demanda: Na qual temos

1.1) Teoria do consumidor:

1.2) Teoria da Demanda de Mercado

2) Análise da Oferta: Baseada na Teoria da Produção

3) Análise das Estruturas de Mercado

4) Equilíbrio Geral

Capítulo 5

Respostas das Questões para Revisão

1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

R: Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

2. Conceitue a função

oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

R: A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

3. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas?

R: Porque visa proteger os produtores agrícolas de flutuações dos preços de mercado, evitando uma redução na renda agrícola no caso de uma queda acentuada nos preços (devido, por exemplo, uma superprodução dadas condições climáticas favoráveis).

4. Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

b) Por que a elasticidade da demanda de sal é zero?

c) Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto podem elevar a receita total dos vendedores?

R: a) Os fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda são: Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.

b) Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância no gasto do orçamento é desprezível.

c) Porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com