TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2-macroeconomia

Ensaio: Ad2-macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Ensaio  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade à Distância 2 (AD2)

Resposta

1-(40,0 pontos) Defina Produto Interno Bruto. Explique quais transações de economia são incluídas no PIB?

O produto interno bruto (PIB) representa a estimativa do valor de tudo que foi produzido por um país em determinado período. Este valor é calculado com base nos preços de mercado, leva em conta apenas os bens e serviços finais (aqueles destinados diretamente ao consumidor final); o período tomado como base pode ser anual, semestral etc.

2. (60,0 pontos) Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB):

a) Qual é a diferença entre eles? Explique.

O PIB expressa o total da produção, a soma de toda a renda criada dentro dos limites geográficos de um país. O produto nacional bruto (PNB), por sua vez, representa a

produção cuja renda correspondente é de propriedade dos indivíduos residentes no país de forma definitiva. Ou seja: o PNB é a soma de tudo o que é produzido aqui e fica aqui.

Portanto, a diferença entre PIB e PNB é a renda líquida enviada ao exterior (RLEE ou a renda que é mandada para o exterior menos aquela procedente do exterior).

b) Um país que possua multinacionais estrangeiras produzindo dentro do território nacional possui inevitavelmente um PNB menor do que o PIB? Sim ou não? Explique.

Sim. Pois o PIB difere do produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda líquida enviada ao exterior (RLEE).Neste caso o PNB será menor que o PIB, uma vez que a RLEE é positiva (ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe).

c) Quais são as três formas de se calcular o PIB de um país? Explique.

Produto,renda e despesa.

O Produto é a soma dos valores de todos os bens e serviços finais produzidos na economia durante determinado período de tempo.

A Renda é a remuneração obtida pelos fatores de produção na economia ao realizar a produção. São os salários (remuneração do trabalho), juros (remuneração do capital monetário), lucros (remuneração do risco incorrido pelo empresário) e aluguéis (remuneração do proprietário do capital físico).

A Despesa é a destinação que é dada ao produto. São possíveis destinações do produto: o consumo final (famílias, instituições sem fins lucrativos e da administração pública), formação bruta de capital (formação bruta de capital fixo e variação de estoques), Exportação e importação de bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com