TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Macroeconomia

Por:   •  1/11/2012  •  10.443 Palavras (42 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 42

Resumo de Macroeconomia

Aula 1

- Quatro variáveis agregadas da macroeconomia, que se relacionam de forma que um afete aos outros: o nível de preços, o nível de emprego, a taxa de câmbio e a taxa de juros.

- Essas variáveis afetam o crescimento econômico, a inflação, o comércio exterior, e a distribuição de renda.

- O preço é a soma de todos os preços de todas as empresas que operam em um mesmo sistema econômico (encontra-se a variável agregada nível de preço, ou preço)

- Um dos efeitos que altera o preço é a inflação.

- Inflação é um aumento do nível geral de preços. Aumento da moeda circulante no país.

- Deflação é a diminuição do nível geral de preços.

- Emprego refere-se a mão-de-obra como fator de produção dentro de um sistema econômico. O nível de emprego depende das expectativas dos empresários em torno do que vão produzir.

- Períodos de alto desempenho para a produção beneficiam a todos e geram o crescimento econômico.

- Crescimento econômico: aumento das atividades econômicas de um país durante um período de tempo. Geralmente é medido pelo PIB.

- Quando o país apresenta níveis de produção e emprego menores, produz menos, chamamos recessão (contrário de crescimento econômico).

- Taxa de câmbio é o preço da moeda nacional em relação à moeda estrangeira.

- Desvalorização da taxa de câmbio: moeda estrangeira encareceu.

- Valorização do câmbio: moeda estrangeira está mais barata.

- Se há muitos dólares circulando no país, o preço do dólar cai. Se o Banco Central deseja elevar o preço do dólar, tornando o real mais barato, ele compra dólares no mercado e os soma á sua reserva. O oposto acontece quando há poucos dólares circulando no mercado (quando o dólar está caro em relação ao real), aí o BC vende dólares de sua reserva por valores mais baixos do que o praticado pelo mercado.

- Balança de pagamentos: determina a atratividade de um país para o comércio exterior, e controla o fluxo de entrada e saída de capitais. É o registro de todas as transações econômicas que envolvem o país e o resto do mundo, como exemplo, as exportações, importações e pagamento de juros das dívidas externas.

- Taxa de juros: é quando o mercado embute no preço de produtos e serviços quando se compra a crédito. É uma forma que o mercado encontra para compensar perdas diante da inflação.

- Se há aumento da taxa de juros, os empresários ficam desestimulados a investir. A elevação da taxa de juros desestimula os investimentos na produção e estimula a poupança. Se os empresários investem menos, a produção cresce menos, o que implica em menos emprego – A taxa de juros pode afetar o nível de emprego.

- Salário: fonte de renda para quem trabalha, e custo para a empresa. Reajuste estimula o consumo e eleva os custos da empresa, o que pode ser repassado para os preços. Se isso se repetir de forma generalizada, inicia-se um momento de inflação. Se você ganha mais e o reajuste é repassado para o preço das mercadorias, tudo fica mais caro, e o dinheiro passa a valer menos.

- Taxa de câmbio afta o nível de preços e as exportações. A desvalorização do câmbio é um dos fatores que pode afetar a inflação.

- Se o poder de compra das pessoas diminui, o nível de compra também é reduzido, assim como a procura pelos itens.

- Os quatro macro problemas econômicos nacionais: inflação; crescimento econômico baixo; dívida externa alta; e má distribuição de renda.

Aula 2

- PIB: estimativa do valor de tudo que foi produzido por um país em determinado período. É calculado com base nos preços de mercado, e leva em conta apenas os bens e serviços finais (não leva em conta os que já estão incluídos no produto, como matéria prima, senão seriam contabilizados de forma duplicada). É a soma de tudo que foi produzido no país, e também a renda total grada no processo da produção. ---(o valor da renda é exatamente igual ao valor do produto)

- A elevação dos preços afeta o valor do PIB, mesmo que a quantidade produzida permaneça a mesma de um ano para o outro.

- PIB Nominal: representa o PIB a preços correntes, baseado nos preços praticados pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com