TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroturismo no ES

Por:   •  31/7/2015  •  Seminário  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

1. Agroturismo

Para se entender o conceito de Agroturismo, é necessário primeiramente conceituar o Turismo Rural. Por Turismo Rural, de acordo com o Ministério do Turismo (2004), entende-se como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Se trata de uma forma de turismo realizado em áreas rurais produtivas. O agroturismo se trata de uma modalidade de Turismo Rural. Devido a agitação nas sociedades urbanas, as pessoas buscam praticar o turismo em áreas rurais, onde através do agroturismo as comunidades locais recebem as pessoas, compartilham com elas a sua cultura e os produtos por elas fabricados. Nesta modalidade turística o visitante tem contato direto com atividades normalmente ligadas à agricultura e pecuária desenvolvidos pela família que o recebe, podendo ainda degustar comidas típicas do local. O diferencial do agroturismo é que nele o turista participa diretamente nas atividades diárias dos que os recebem.

Segundo Candiotto (2010, p.19) apud ZANDONADI (2013, p.35):

O conceito de agroturismo permite incorporar grande parte dos agricultores familiares envolvidos com o turismo, pois, além da existência de atividades agropecuárias, os agricultores familiares costumam ter seus principais atrativos vinculados a tais atividades, seja por meio da observação e da participação em atividades agrícolas e pecuárias, da comercialização de produtos in natura e transformados, do uso de animais para atividades de lazer (pesca, passeios a cavalo, charrete, carro de boi), e do modo de vida rural tradicional, onde se planta e se vive da “terra”.

O agroturismo auxilia no desenvolvimento da economia local; na preservação ambiental, pois os turistas buscam encontrar belas paisagens naturais; e é uma ótima oportunidade de negócio, visto que geralmente as famílias aproveitam as suas propriedades e exploram recursos que já possuem e que agradam aos turistas, como suas cachoeiras, plantações, matas, casas antigas, comidas típicas, danças, entre outros costumes, transformando – os em uma maneira de obter renda. O agroturismo seria, neste sentido, uma das especializações do turismo rural em que a visitação teria como principal motivação o conhecer a produção agropecuária e a compra dos produtos (FERREIRA, 2002).

Essa atividade é executada por membros das famílias locais, com eventuais contratações de mão de obra caso o empreendimento tenha sucesso e a demanda por funcionários aumente. Para as famílias proprietárias, esse segmento de turismo rural se apresenta geralmente como um complemento econômico da família não excluindo as práticas agrícolas (ZANDONADI, 2010, p.34), ou seja, o agroturismo é uma iniciativa em busca de algum ganho extra, não substituindo a sua atividade principal. Se trata de uma junçaõ entre atividades econômicas tradicionais, que são, na verdade, grandes atrativos turísticos e uma boa capacidade empreendedora.

2. Agroturismo no Brasil

O agroturismo, ainda que já venha sendo bastante explorado, é um segmento relativamente novo, em que o Brasil vem se adaptando buscando as devidas formalizações na vinculação do turismo rural com a produção agrícola de pequenas propriedades rurais familiares, já que o mesmo é considerado tendência no setor turístico do país. Os brasileiros estão cada vez mais engajados a vivenciar experiências diferenciadas, isso faz com que os operadores de turismo busquem especializações inovadoras para se inserir no mercado. O turismo rural é um segmento que é explorado no Brasil há muitos anos, porém o agroturismo passou a ser reconhecido e explorado há cerca de 20 anos e ainda vem se expandindo em alguns estados do país. Além do Espírito Santo, os estados de Rio Grande Do Sul e Santa Catarina possuem propriedades que também praticam atividades voltadas para o agroturismo. Após uma crise do setor agropecuário na década de 1980, o agroturismo veio como uma solução no aumento da renda das famílias de agricultores. Essa modalidade foi propícia para manter um contato direto do produtor com o consumidor, que além de fornecer seus produtos, oferece serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento. Já os turistas ganham o prazer de vivenciar uma experiência diferenciada que foge de sua realidade na vida urbana.

Silva ET AL. (1998 apud ALMEIDA e RIELD, 2000, p. 148), define o agroturismo de forma clara e detalhada: “Atividades internas à propriedade, que geram ocupações complementares às atividades agrícolas, as quais continuam a fazer parte do cotidiano da propriedade, em menor ou maior intensidade, devem ser entendidas como parte de um processo de agregação de serviços aos produtos agrícolas e bens não materiais existentes nas propriedades rurais (paisagem, ar puro, etc.), a partir do ‘tempo livre’ das famílias agrícolas, com eventuais contratações de mão-de-obra externa.”

Fica entendido, como o surgimento de uma oportunidade que as famílias de agricultores obtiveram de promover o contato direto dos turistas no dia a dia das propriedades agrícolas que acabam influenciando o auxílio nas atividades cotidianas do local. Além de atrair os turistas e aumentar a visibilidade de suas propriedades, os agricultores encontraram uma forma de aumentarem suas rendas através do agroturismo, explorando as atividades típicas de suas regiões, como a venda de produtos caseiros, doces, laticínios e embutidos, a venda de produtos de artesanatos, pesca, entre outros, e a atividade em destaque nessa modalidade é a possibilidade de visitas nas áreas de produção das propriedades, com o intuito e incentivo da agregação de valores aos produtos da área rural que são oferecidos.

3. Agroturismo no Espírito Santo

O Espírito Santo tem ótimo potencial para a atividade, possuindo uma grande vocação agrícola, o que se trata economicamente uma boa oportunidade para as famílias, que tem aproveitado as estruturas de suas propriedades, fazendo adaptações e transformações criando condições necessárias para uma boa receptividade aos turistas, pois a atividade pode se tornar um empreendimento de sucesso, além de contribuir com o desenvolvimento da região. O agroturismo reforça ainda a cultura das famílias rurais e suas tradições, que é marcante devido a colonização do território por seus ancestrais.

Como citado por Pin (2007):

Atualmente, na região, há uma grande variedade de produtos do agroturismo: leite, queijos e outros derivados, doces, biscoitos, geléias, carnes e embutidos, verduras orgânicas, cafés especiais, fubá, polenta, compotas, frutas, cachaça, vinho, mel, massas, artesanato, entre outros. Na prestação de serviços, existem opções de restaurantes, pousadas, hotéis, casas de chá, sítios de lazer para aluguel e cachoeiras de águas límpidas.

Apesar de o estado possuir um forte destaque em turismo na região litoral, vários municípios têm sido reconhecidos como referência nacional em agroturismo (FERREIRA, 2002). Os turistas buscam se desligar das áreas urbanas e procuram lazer nas atividades consideradas mais tranquilas presentes em todo o estado, em municípios como Domingos Martins, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante tendo este último alcançando grande notoriedade na atividade se tornando o maior referencial de turismo rural no Espírito Santo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com