TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do desenvolvimento econômico dos paises do Вrics

Artigo: Analise do desenvolvimento econômico dos paises do Вrics. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

ANALISE DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAISES DO BRICS.

RESUMO

Esse trabalho cientifico, é referente à análise de desenvolvimento econômico dos países do BRICS, evidenciando a influência econômica desses países no bloco da economia mundial, como alvo, estudos econômicos e sociais, contribuindo para visualização de cenários econômicos regionais e indicadores das condições locais. Para esta análise sobre a questão de desenvolvimento e subdesenvolvimento econômico, se faz menção teórica entre os economistas em Celso Furtado, as teorias de Bresser Pereira, Schumper, e o economista Amartya, cogitando o conceito de desenvolvimento.

Palavras-chave: desenvolvimento, subdesenvolvimento BRICS, economia, ciência, tecnologia e inovação.

ABSTRACT

This scientific work is related to the analysis of economic development of the BRICS countries, highlighting the economic influence of these countries in the global economy block, targets economic and social studies, contributing to visualize regional economic scenarios and indicators of local conditions. For this analysis on the issue of development and underdevelopment, mention is made between the theoretical economists Celso Furtado, theories Bresser Pereira, Schumper, and economist Amartya, considering the concept of development.

Keywords: development, underdevelopment BRICS, economy, science, technology and innovation.

INTRODUÇÃO

O BRIC foi criado pelo economista Jim O’Neal, em 2001, referente aos quatro países que apresentam maiores taxas de crescimento econômico. BRIC são as iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, e a inclusão da África do Sul, o último país a entrar nesse grupo.

Esses países são de características específicas que são, grande extensão territorial, estabilidade econômica recente, produto interno bruto (PIB) em crescimento disponibilidade de mão de obra, mercado consumidor em alta, grande disponibilidade de recursos naturais, aumento nos taxas de índice de desenvolvimento humano (IDH), valorização nos mercados de capitais, investimentos de empresas nos diversos setores da economia.

Ao longo da historia do sistema capitalista, os intelectuais se dedicavam ao estudo do desenvolvimento econômico, um fenômeno histórico relacionado ao surgimento das nações.

Para a discussão sobre a questão do subdesenvolvimento econômico, buscou-se referencia teórica em Celso Furtado, que na sua concepção desenvolvimento é uma sequência de fases, sendo que o subdesenvolvimento é uma formação singular do capitalismo.•.

Para o autor Bresser Pereira, o desenvolvimento econômico é um processo de transformação econômica, política e social, por meio do qual o crescimento do padrão de vida população tende a tornar-se automático e autônomo, um processo social global em que as estruturas econômicas, políticas e sociais de um país sofrem continuas e grandes transformações.

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), principal centro Latino-Americano, criada no fim da década de 1940, foi à primeira instituição que interpretou o crescimento econômico na América Latina e também a primeira a sugerir projetos políticos e estratégias econômicas apropriadas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com