TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT ou FOFA

Artigo: Análise SWOT ou FOFA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Artigo  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Análise SWOT ou FOFA

Indicado para organizações de todos os portes, serve para avaliar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de seu negócio.

Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso. É útil porque incentiva o empreendedor a avaliar a sua em empresa sobre diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva.

A análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da administração, e pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de menor porte pode empregá-la para autoconhecimento.

Como usar?

Primeiramente identificar os reais pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades mas vantajosas e as ameaças mais importantes do ambiente competitivo.

A primeira letra “S” (Ponto forte): Os empreendedores tendem a ser otimistas por natureza. Por isso, reflita bem se o que você está escrevendo neste tópico é um ponto forte real ou seu ponto de opinião. Valide sua lista com pessoas que conheçam você e seu negócio.

A letra “W” (Ponto fraco): O otimismo excessivo do empreendedor pode impedi-lo de refletir sobre suas fraquezas. Outros podem falar de forma mais confortável sobre melhorias. Aqui não se importa o termo, desde que você reconheça que sua empresa não faz bem tudo que poderia.

A letra ”O” (Oportunidade): Muito cuidado ao elaborar a lista deste tópico, porque empreendedores observam oportunidades em todos os lugares. Para elaborar a lista, é preciso que a empresa tenha uma estratégia clara, com objetivos, indicadores e metas bem definidas.

A letra “T” (Ameaças): Comece sua lista pelos problemas que seu negócio pode enfrentar ou está enfrentando com a concorrência. Que atitudes de seus concorrentes podem contribuir para reduzir as vendas, ou aumentar os custos da sua empresa. Para que as ameaças possam ser observadas deve-se conhecer as origens políticas, econômicas, sociais e tecnológicas da empresa.

Diagnóstico do Empreendimento

Para realiza-las devemos implementar e identificar:

a) Nome e Localização.

b) Vendas Atuais: Quais os principais clientes, os principais produtos vendidos, qual é a quantidade de vendas por produto, qual a forma de divulgação, qual o local e onde os produtos são vendidos.

c) Forma da Organização atual: Como as tarefas são divididas, qual a hierarquia existente, qual a forma de comunicação.

d) Remuneração: Focada para as habilidades, competências.

e) Valores: Princípios que promovem a sustentação do negócio (Ex: universidade)

Missão: Deve ser vaga o bastante para não restringir as possibilidades de atuação e especifica ao bastate para dar foco ao trabalho. Toda missão deve possuir:

a) Benefício Externo = Relacionamento com as Sociedades

b) Benefício Interno = Relacionado com os Lucros

c) Caminho (soma A + B) = Tangíveis e Intangíveis

Segmentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com