TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Contas Nacional

Por:   •  15/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E PESQUISA COM SERES HUMANOS E ANIMAIS

        A evolução da humanidade, por sua vez, pressupõe a necessidade de desvendar mistérios, descobrir, transmitir conhecimentos e técnicas, o que motivou o desenvolvimento da pesquisa. Com o passar do tempo o Homem foi instituindo novos métodos e aprofundando seus conhecimentos para comprovar teorias.        
        Nesse contexto se insere a questão da experimentação em seres humanos e a proteção aos sujeitos de pesquisa, pois é notório que o conhecimento experimental já não mais se limita ao domínio dos astros. Homens e mulheres que se dedicam a pesquisar a vida humana confirmam a necessidade de prevenir as pessoas dos riscos das pesquisas através do debate ético, missão da qual tem se ocupado a Bioética. Diante disso, entendemos a reflexão sobre a eticidade em pesquisas envolvendo seres humanos.        
        O desenvolvimento da ciência, principalmente em áreas afeitas à vida, e a ocorrência de pesquisas francamente contrárias à dignidade humana levaram ao surgimento da "Bioética" como um novo ramo do conhecimento. A Bioética apresenta inúmeras definições e algumas com certas divergências quanto a sua metodologia e ou objeto. Além disso, podemos defini - lá como o estudo da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, na medida em que esta conduta é examinada a cerca dos valores e princípios morais.         
        Vale ressaltar que a bioética analisa os problemas éticos dos pacientes, dos médicos e de todos os envolvidos na assistência relacionados com o início e o fim da vida. Diante disso foi criada uma comissão nacional de ética que visa programar normas e diretrizes de pesquisas envolvendo seres humanos.        
        Juntamente com a comissão de ética foi criado o sistema nacional de informações sobre ética em pesquisa envolvendo seres humanos além de ser um sistema via internet que tem como usuários: Pesquisadores; Comissão nacional de ética em pesquisa e a população em geral. Esse sistema também facilita o registro e pesquisas envolvendo seres humanos.        
        Nas pesquisas feitas com seres humanos é de suma importância que se preservem a privacidade e os dados utilizados para fins científicos. A identificação e uso de imagens somente poderão ser feitas com uma autorização expressa do individuo pesquisado.        
        Toda pesquisa necessita de uma avaliação que é feita por um comitê de ética em pesquisa, onde participam pesquisadores e representantes da comunidade. O trabalho do comitê é avaliar os aspectos éticos do projeto de pesquisa analisando a integridade e a qualificação da equipe de pesquisadores.        
        Por outro lado existem também pesquisas feitas com animais. Com base nesse pensamento é
importante manter posturas de respeito ao animal, como ser vivo e pela contribuição científica que ele proporciona. É preciso ter consciência de que a sensibilidade do animal é similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia, instinto de sobrevivência, apenas lhe sendo impostas limitações.         
        Em pesquisas feitas por laboratórios são utilizados apenas animais em bom estado de saúde. Os procedimentos experimentais determinam dor nos animais e após o uso dos mesmos o pesquisador deve aplicar um determinado tipo de método que seja indolor, posteriormente deve oferecer assistência de profissional qualificado para orientar e desenvolver  acomodação, alimentação e atendimento de animais destinados a fins biomédicos.        
        Toda a pesquisa realizada com seres humanos deve ser submetida a analise de um comitê de ética em pesquisa, portanto o pesquisador deve respeitar e evitar futuros prejuízos ao sujeito de pesquisa.        
        A pesquisa em seres humanos é uma realidade necessária para a humanidade por esse motivo é importante repensar para que assim a sociedade seja cada vez mais organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com