TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e risco de crédito

Seminário: Análise e risco de crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Seminário  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Análise e crédito em condição de risco

Resumo

Análise de crédito para as Micro e Pequenas Empresas

Crédito e uma palavra que deriva do latim credare que significa confiar e acreditar.

Há duas categorias de credito:

Credito público; são aqueles que destina à cobertura de gastos do governo, como infraestrutura, educação e saúde . segurança e aspectos sociais.

Crédito Privado; são aqueles que utilizados pelas empresas e industrias e comercio e serviço , setor agrícola e outras atividades para suas necessidade e investimento e capital de giro.

Entre essas linha de crédito se destacam-se ;

Crédito bancário; linha de credito para empréstimos e capital de giro e operações de descontos de duplicatas principal fonte de recursos para indústria e comercio.

Crédito financeiro; linha de crédito utilizada para operações especiais de empréstimo e capital de giro e investimento à curto prazo.

Crédito Agrícola ; linha de utilizada para aplicação e operação do setor agrícola , e que tem tratamento especial como taxas subsidiadas.

Credito consumidor; linha de crédito obtido por pessoas físicas e jurídicas para aquisição de bens, esses tipos de empréstimo tem características de ser de curto e médio prazo.

Objetivo da analise de crédito e de auxiliar e promover uma carteira de clientes mais saudável e mais segurara para as vendas , gerando assim mais maior lucro par empresa.

O processo de concessão de crédito envolve várias etapas que necessitam de uma análise criteriosa para que se possa minimizar os riscos e restituir o montante que foi concedido sem que haja maiores prejuízos.

Os processos de concessão são:

Análise do grau de participação no balanço, refere-se a identificação do grau de participação de contas à receber, decorrentes as operações à curto prazo.

Análise de liquidez e rotação, principal objetivo de analisar a capacidade financeira da empresa como o seu ativo e passivo circulante , liquides , rotação de estoques , fornecedores e contas a receber.

Análise de participação ou endividamento, objetivo principal e medir o grau de autonomia da empresa e saber o seu Capital próprio , se a empresa está sendo financiada por capital de terceiros.

Análise de resultado ou lucratividade , o objetivo e observar a capacidade da margem de lucro bruto da empresa e satisfatório para garantir um resultado final positivo.

Análise de credito de pessoa física e pessoa jurídica questão de crédito e cobrança.

Cada vez mais, atuação do credito e cobrança ultrapassa as atividades básicas de avaliação do risco de credito ou de recuperação de ativos.

Contribui também na criação de novos negócios ou potencialização dos já existentes, isso vai ao encontro do conceito moderno de que todos os departamentos de uma empresa devem participar do desenvolvimento e da maximização da lucratividade do negócio. ( DR. DENIS SIQUEIRA).

Processo de Análise para pessoa física

Análise cadastral

Análise de idoneidade

Análise financeira

Análise de relacionamento

Análise patrimonial

Análise de sensibilidade

Método creditscoring de análise de crédito

Processo de Análise para pessoa jurídica

Análise de documentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com