TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de fundamentos da economia

Artigo: Apostila de fundamentos da economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS DO CÁPITULO 5. "APOSTILA DE FUNDAMENTOS DA ECONOMIA"

1. A demanda pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores adquirem em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumo. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

2. Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, COETERIS PARIBUS. É a chamada lei geral da demanda. A lei da demanda funciona, quando deixamos todas as variáveis fixas. Renda taxa de juros e outras variáveis que afetam a decisão dos consumidores.

3. Pode-se conceituar OFERTA como as varias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Fatores que dependem a oferta; seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.

4. È um meio de proteger e ajuda-los diante de uma possível queda acentuada de preço e consequentemente da renda agrícola. O governo pode adotar dois tipos de política; Política de compras. E política de subsídio.

5. A) Os fatores que influenciam a elasticidade - preço da demanda: Existência de bens de substitutos, Essencialidade do bem e importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor.

B) Porque tem uma demanda inelástica por não dispor de um bem substituto.

C) Porque o aumento do preço provoca aumento da receita total, e redução de preço provoca diminuição da receita total.

6. O consumidor mais afetado com um aumento de um imposto sobre venda, ele deixaria de compra-lo caso esse aumentasse bruscamente. Por se tratar de uma demanda a qual o aumento ou redução de preço afeta na escolha do consumidor.

7. Elasticidade – renda: Mede a variação percentual da quantidade da mercadoria comprada resultante de uma variação percentual na renda do consumidor, coeteris paribus. Elasticidade – preço cruzada da demanda: mede a mudança percentual na quantidade demandada do bem x quando se modifica percentualmente o preço de outro bem. Desse modo mede a variação percentual na quantidade procurada do bem x com relação á variação percentual no preço do bem y, coeteris paribus. Elasticidade – preço da oferta: Mesmo raciocínio utilizado para a demanda, quanto maior o preço, maior a quantidade que o empresário estará disposto a oferta, coeteris paribus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com