TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios fundamento economia

Por:   •  20/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 3

1 Sintetize os objetivos e os instrumentos de política econômica Conjunto de ações governamentais para atingir determinadas finalidades econômicas, tanto do pais, como governamentais e regionais.

2 Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a contabilidade social. Mostra o fluxo continuo de bens e fatores de produção, entre empresas e famílias tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens e a fatores de produção. A partir deste sistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país sobre três óticas: ótica do produto e da despesa, que olham para a produção de bens finais na economia e a venda de tais bens e ótica de renda, que foca sobre a remuneração dos fatores de produção.

3 Defina Contabilidade Social e comente sua função Contabilidade Social é o registro contábil de um país num determinado período de tempo. Objetivo é mensurar a totalidade de transações econômicas do país.

4 Defina Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, qual o maior: O PNB ou o PIB? PIB – é a soma de todos os itens produzidos no território nacional num determinado período (considerado apenas produção de bens finais) sendo residente ou não do país. É o maior

PNB – é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacional independente do território econômico.(PIB + produtos enviados ao exterior – produtos recebidos do exterior)

5 Diferencie PIB real e PIB monetário.PIB Real – é o PIB medido a preços constante por um ano-base PIB monetário – é o PIB medido com os preços do próprio ano

6 Defina moeda e suas funções.Moeda é um objeto usado para transações, aceito pela coletividade, é aceito por lei. Instrumento ou meio de troca, reserva de valor e denominador comum monetário.

7 Quais as funções exercidas pelo Banco Central.Emissão da moeda, regular a moeda e o crédito do sistema econômico. Controle dos capitais estrangeiros e das operações com moeda estrangeira. Dá credito ao governo

8. O que causa inflação. Muitas coisas podem causar a inflação, como choques externos, emissão de notas em excesso...

9. Diferencie inflação de demanda e inflação de oferta. Demanda- Muita gente querendo um produto sem que tenho muita oferta dele, então o preço dele deve ser aumentado. Oferta- ocorre quando a matéria prima de determinado produto aumenta, o salario de funcionários, luz, água, juros.. isso faz o produto sofrer uma inflação

10. Comente algumas consequências da inflação. Afeta as classes inferiores, futuro indefinido sobre empresas, encarecimento do produto nacional contra o produto externo, desestimula a aplicação no mercado capital financeiro.

11. Sobre taxas de câmbio, defina regime de câmbio fixo e regime de câmbio flutuante.Taxa Fixa – quem decide a fixação das taxas é as autoridades da economia

Taxa Flutuante – as taxas ficam de acordo com as ofertas e demandas das divisões estrangeiras

12. Explique a relação entre a taxa de câmbio e a inflação. O aumento dos produtos (inflação) provoca redução da taxa real de cambio, o que estimula as importações e desestimula as exportações.

13. Diferencie valorização e desvalorização cambial. Valorização estimula as importações, aumenta a concorrência entre o preço nacional e internacional fazendo também com que o preço ancore (diminuindo a inflação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com