TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps unip

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.844 Palavras (12 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS



FELLIPE ANTONIO SILVA

GUILHERME BORGES DE SOUSA

HERBERT DE LIRA SILVA

SAMUEL COSTA DE MORAES








ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTUDOS DE CONJUNTURA

PERÍODO 2015/1

TURMA  1º SEMESTRE

MATRIZ 2015/1

















MAIO/2015



UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO- ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS ECONOMICAS

FELLIPE ANTONIO SILVA

GUILHERME BORGES DE SOUSA

HERBERT DE LIRA SILVA

SAMUEL COSTA DE MORAES


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTUDOS DE CONJUNTURA

PERÍODO 2015/1

TURMA  1º SEMESTRE

MATRIZ 2015/1


Atividades práticas supervisionadas da Universidade Paulista, para o curso de Graduação em Ciências Econômicas.

Orientador: Prof. Raquel

                                                                   

MAIO/2015

1. INTRODUÇÃO

A teoria do trabalho permite nos esclarecimentos em ampla escala do sistema socioeconômico praticados nos dias de hoje, esses esclarecimentos são extremamente importantes para a formação de uma nação em desenvolvimento que busca proporcionar boa qualidade de vida a seus cidadãos.

Esta pesquisa procura apresentar a importância da geração de emprego para a economia e como essa geração de emprego afeta o desenvolvimento de uma nação, positiva ou negativamente. Procurou-se também, proporcionar brevemente explicações da correlação entre a formação de emprego e o desenvolvimento econômico, analisando fatores como, o funcionamento do mercado de trabalho e a importância da formalização do mesmo.

O texto discuti um tema extremamente atual, e tenta esclarecer o funcionamento de um mercado essencial para a economia e principalmente para o bem estar populacional.

Traz como pauta, os problemas que a falta da geração de emprego proporciona para o desenvolvimento econômico e como isso pode afetar a população, trata a importância econômica da formalização do emprego e os prejuízos acarretados pela informalidade, e nos dá uma breve atualizada no que diz respeito ao mercado de trabalho brasileiro.

Forma uma ideia de que talvez estes problemas sejam causados pelo pouco controle governamental e pelo próprio sistema capitalista que tende a valorizar o indivíduo isoladamente, o fato de que o homem, num sistema como o de mercado, pensa somente em si e não em sociedade, dificulta a interferência governamental para haver foco na produção das coisas certas.

Nossa APS foi então dividida em 5 vertentes principais para melhor desenvolvimento da atividade, focando na importância e influência do emprego para com o o desenvolvimento econômico, no funcionamento do mercado de trabalho brasileiro e em sua força de trabalho, na explicação sobre o mercado de trabalho formal e informal seus benefícios e malefícios, nas crises e problemas proporcionados na geração de emprego e por fim na importância de políticas públicas eficientes.

2. A IMPORTANCIA DO EMPREGO NA ECONOMICA

        Na economia, quando se fala do tema emprego, ou da falta de emprego, não podemos desligar esse tema de outro tema diretamente ligado que é o mercado de trabalho. O tema mercado de trabalho é um tema que pode ser visto por duas vertentes, pela vertente da microeconomia ou da macroeconomia.

Aqueles que analisam o mercado de trabalho pela visão microeconômica, vão vislumbrar a questão do emprego como um agente que funciona de acordo com o a rentabilidade do mercado, visto que quando o mercado vai bem ele pode manter mais funcionário empregado, enquanto quando o mercado vai mal, as firmas precisam demitir empregados, por conta do corte de gastos com a folha de pagamento.

Dentre aqueles que enxergam o tema mercado de trabalho por uma visão macroeconômica, tendo uma interpretação mais atual, vão tender pela vertente Marxista do problema desemprego, que fala que a evolução da tecnologia causa grande desemprego. Mas, de que forma isso ocorre? Com a busca pela redução dos custos de produção, a aplicação de tecnologia na produção implica na redução de pessoal que exerça funções que a tecnologia possa substituir por um custo muito menor.

O ramo da tecnologia é algo tão abrangente que poderia ser matéria especifica de estudo, pois, os avanços que vem acontecendo graças à tecnologia vem causando mudanças rápidas demais em todos os âmbitos da economia. Já nas décadas anteriores a 1950, a tecnologia não era um problema tão gritante para o tema emprego/desemprego, as mudanças planejadas eram muito mais vagarosas do que atualmente.

Outros economistas de visão macroeconômica têm feito comentários influentes sobre a relação entre o emprego e o desenvolvimento econômico.

Segundo Deepak Nayyar: “As quedas do crescimento econômico e da criação de empregos estão associadas à piora da distribuição de renda e a deterioração da qualidade do emprego tem acentuado as desigualdades econômicas.”

O mesmo economista suplanta a ideia de que o crescimento pode criar empregos e empregos podem impulsionar o crescimento, um reforçando o outro.”

Essa visão do Doutor Nayyar, obviamente não é uma visão apensa de crescimento, mas seus aspectos abrangem os campos ligados ao desenvolvimento também, ou seja, sua linha de raciocínio passa pelo pensamento da sustentabilidade, do crescimento do emprego nos países em desenvolvimento e também nos países industrializados e da luta contra a desigualdade.

Dessa forma, podemos encarar a questão de emprego/desemprego não só como uma questão de quantidade, não só uma desigualdade numérica, nesse assunto todas as influências contam, sejam elas quantitativas ou qualitativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com