TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Econômicas Internacionais

Por:   •  5/12/2016  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto

As Relações Econômicas Internacionais; (pp. 264). Capítulo IV.

CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

“A análise das relações internacionais envolve, na atualidade, alta complexidade, uma vez que abarca não só o comércio internacional de mercadorias e serviços, mas também outras modalidades sociais e econômicas, tais como migrações populacionais, transferências de capital, ajuda militar, donativos econômicos, etc.”. (p. 72)

“As principais teorizações, obviamente, nasceram no cenário da economia dominante da época, a Grã-Bretanha.” (p. 72)

“Mais tarde, Ricardo elabora a famosa teoria dos custos comparados, tentando demonstrar que as nações deveriam se especializar não na produção de bens que apresentassem apenas vantagens relativas.” (p. 73)

“... concluiriam que essas diferenças são originárias nas diferentes dotações fatoriais existentes entre os países (abundância e escassez de terras, por exemplo) e nas diferenças entre os preços dos fatores abundantes e escassos. Assim, as trocas de mercadorias significariam, de outro modo, “uma troca de fatores abundantes por fatores escassos”, provocando implicitamente uma tendência de equilíbrio entre os preços de fatores escassos e os fatores abundantes.” (p. 73)

“”a cada fluxo real corresponde um fluxo nominal.” (p. 74)

“As moedas das diferentes nações têm diferentes valores e podem ter diferentes graus de poder de compra.” (p. 76)

“Todas as transações econômicas internacionais de um país são registradas no chamado Balanço de Pagamentos Internacionais.” (p. 76)

“Entre os serviços prestados por um país a outro, destacam-se: transportes, seguros, turismo, rendas derivadas de direitos de propriedade (juros, lucros, alugueis, royalties etc.), serviços de trabalho (salários, ordenados, honorários), aluguel de filmes etc.” (p. 77)

“A diferença entre as entradas (–) e as saídas (+), se negativa, significa que houve um aumento líquido real à disponibilidade do país, uma vez que o “resto do mundo” nos enviou mais bens e serviços do que recebeu de nós. Em outros termos, recebemos uma “poupança líquida do exterior”.” (p. 78)

“Alguns tipos de relações internacionais, dada sua maior importância, exigem maior controle, sendo assim executadas, normalizadas, fiscalizadas, ou simplesmente orientadas por organismos internacionais criados especialmente para esse objetivo.” (p. 80)

“O comércio internacional teve impulso notável a partir da segunda metade do século XIX, com a Inglaterra liderando-o, seguida pela França e pela Alemanha.” (p. 80)

“A economia internacional, por força da crise mundial e, poucos anos mais tarde, pela eclosão da Segunda Guerra Mundial, sofreria então grande desarticulação.” (p. 81)

“Um primeiro mecanismo é o que se refere à instituição e manipulação das tarifas aduaneiras, ou impostos de importação.” (p. 82)

“O mecanismo clássico, depois da queda do padrão do ouro, é a taxa cambial, que estabelece, como vimos, o preço nacional de uma moeda estrangeira. Sua manipulação está atrelada à estabilidade cambial e monetária e um país, e sua queda ou sua alta podem provocar, entre outros, os seguintes efeitos: deterioração das finanças públicas, inflação, deflação, contração ou expansão de exportações ou importações, alteração dos preços relativos etc.” (p. 82)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com