TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas. Engenharia Econômica

Trabalho acadêmico: Atividades Práticas Supervisionadas. Engenharia Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades Práticas Supervisionadas

Engenharia Econômica

Etapa 1:

1. Leia os capítulos iniciais do livro de engenharia econômica PLT.

1.1. Pesquise na biblioteca de sua unidade de livros contabilidade e contabilidade de custos

a) Conceituar os gastos existentes na empresas.

Custo, despesa, gasto, investimento e perda.

A formula de lucro de uma empresa e conhecida por muitos, mesmo por aqueles que não possuem conhecimentos técnicos em administração, economia, contabilidade entre outras áreas. Sabemos de modo grosseiro que o lucro e resultado da auferição de receita descontando de seus custos.

Gastos: Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Sendo o seu conceito todo o dispêndio financeiro para obtenção de produtos ou serviços. Gastos são todo os sacrifício para aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no alto(desembolso)ou no futuro(dívida).

Custos: gasto relativo bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo e também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção, para fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria prima-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou um investimento, assim ficou durante o tempo de sua estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado ate sua venda.

DESPESAS: As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. È um dispêndio no processo de aquisição de receita. As despesas são gastos que não identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.

INVESTIMENTOS: Há por vezes duvidas e confusões sobre os termos custo e investimentos. Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensado, inclusive, a perda de uso desses recursos durante o período de aplicação. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto á compra de máquinas, equipamentos e imóveis para instalação de unidades produtivas como a compra de títulos financeiros. Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital.

PERDA: Não se confunde com a despesas (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade; não e um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoque, etc... È muito comum o uso de expressão perdas de material na fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas perdas é, na realidade, um custo, já que são valores sacrificados de maneira normal no processo de produção mas e conhecida como antecipação para obtenção da receita almejada. O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção.

b) Noções sobre sistema de custeio das empresas

Custeio direito (ou variável): constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondências proporcional. Um mero ato de mediação é necessário para determinar este custos.

Custeio por absorção (ou integral): O sistema de custeio por absorção é aquele que apura o valor de custos de bens ou serviços, tomando como base todo o custo da produção. O sistema de custeio por absorção apropria todos os custo da área de fabricação. Os custos diretos são apropriados mediante apontamento de forma objetiva e os custos indiretos são apropriados através de rateio, entre os critérios mais utilizados temos a proporcionalidade ao valor da matéria- prima insumida, ao valor da mão-de-obra direta, numero de horas-homens, horas maquinas.

PADRÃO: Medida de quantidade, peso, valor e qualidade, estabelecida por uma autoridade.

CUSTEIO ABC: A alocação dos custos indiretos são baseadas nas atividades relacionadas.

CUSTO PADRÃO: Valor de material , mão de obra ou gastos gerais de fabricação cuidadosamente apurados, necessário a elaboração de um produto ou serviço.

PASSO 2:

2.1 Elabore uma tabela contendo os principais elementos de gastos, de acordo com o pesquisado no passo 1, focando agora uma empresa do ramo da construção civil.

2.2 Utilize o modelo de tabela abaixo, como exemplo

Tabela 1- Classificação dos gastos de uma empresa XYZ LTDA.

CUSTOS DESPESAS

DIRETO INDIRETO FINANCEIRAS ADMINISTRATIVAS

Mateira prímas Água Tarifas Aluguel

Mão-de-obra direta Luz Taxas Salários

Terreno Material Indireto Juros Água

Mão-de-obra Indireto Empréstimo Luz

Seguro etc... Multas Contratuais etc... Telefone etc...

ETAPA 2:

PASSO 1:

1.2

a) Conceitue e indique a diferença entre os regimes de juros simples e compostos.

Juros simples: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Juros compostos: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no inicio de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com