TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento da intensidade e da velocidade no contexto comercial

Pesquisas Acadêmicas: Aumento da intensidade e da velocidade no contexto comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 08

REFERÊNCIAS........................................................................................................ 09

INTRODUÇÃO

O aumento de intensidade e rapidez no contexto empresarial são fatores de influência no comportamento e na variação dos resultados das empresas. As ameaças que comporta e as oportunidades que podem ser aproveitadas são dois aspectos a considerar pelas empresas, embora não sejam estes os únicos.

O presente trabalho vem mostrar um pouco sobre administração em como dirigir, organizar e controlar uma empresa, como as variáveis econômicas interferem direta e indiretamente nas empresas e o papel da contabilidade dentro das empresas.

No mercado competitivo atual as organizações devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pela otimização do funcionamento do seu processo produtivo. Diversos fatores afetam o desempenho dessas organizações,

DESENVOLVIMENTO

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos. Nas duas reportagens que lemos verificamos que as funções administrativas foram fundamentais para que se alcançasse o sucesso, principalmente o planejamento, ambos planejaram, fizeram um minucioso estudo de mercado e um plano de negócios bem elaborado, lendo as entrevistas com os gestores das empresas, podemos perceber que Oliveira da fabrica de panelas, planejou, investiu e contratou mão de obra qualificada, já Eduardo, além de planejar, apostou no sucesso, tanto que não teve medo de tomar um empréstimo junto ao banco. Através desta pesquisa percebeu-se a importância que a empresa necessita dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se refere a clientes, fornecedores. Observa-se que as empresas estão bem estruturadas, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atenta às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.

As variáveis políticas, econômicas, culturais, sociais, tecnológicas e demográficas – integrantes do ambiente externo – influenciam o ambiente interno das organizações, acarretando assim uma dinâmica empresarial. No entanto, diante das dificuldades existentes de visualizar cenários externos que os afetam, elas atuam frente à lógica de mercado demanda-oferta. Depreende-se que os empresários que comercializam seus produtos no mercado interno se mostram despercebidos perante as influências externas, enquanto os que atuam no mercado internacional sentem a necessidade de compreender todos os fatores que influenciam na comercialização dos seus produtos, uma vez que para eles é de fundamental importância identificar as necessidades peculiares de cada cliente.

As variáveis externas são mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. Essas mudanças podem ser percebidas principalmente nos campos da economia, política, social, cultural, demográficas, tecnológicas e outras. É através das variáveis externas que é possível estabelecerem uma análise externa e medir o impacto de cada uma destas na vida saudável de uma empresa. O administrador ou o empresário deve saber identificar tais variáveis, de onde surgirão as oportunidades e as ameaças. Um estudo ainda mais profundo permitirá à empresa, estabelecer uma posição estratégica diante das variáveis externas analisadas, “polir suas armas” ou “fortalecer seus escudos”.

VARIÁVEIS ECONOMICAS

Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia. Freeman e Stoner (1994) consideram que as tendências e o entendimento dessas variáveis são críticas para o sucesso de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões. Esses autores consideram dois tipos de mudanças na economia: mudanças estruturais e mudanças cíclicas.

Mudanças estruturais na economia são grandes alterações, permanentes ou temporárias, nas relações entre diferentes setores da economia e variáveis econômicas. Exemplo: passagem de uma economia industrial para uma de serviços, aumento dos custos e de energia com relação ao custo de matérias-primas. Já as mudanças cíclicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com