TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banlance ScoredCard

Projeto de pesquisa: Banlance ScoredCard. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

INTRODUÇÃO

Nesta atividade prática supervisionada (ATPS) abordaremos o conceito e a utilização da ferramenta de gestão Balanced Scorecard como indicador de desempenho aglutinando a razão de existir da empresa e sua atividade (missão organizacional) juntamente com a estratégia organizacional. Analisando segmentos-chave do negócio, proporcionando um Planejamento Estratégico eficiente através da mensuração e análise de resultados.

Ferramenta de Gestão

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão de desempenho desenvolvido pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos desse sistema normalmente utilizam ferramentas como tecnologia da informação e os programas de ERP (Enterprise Resource Planning), que integra todos os processos operacionais da empresa, garantindo os resultados esperados.

Essa metodologia funciona como uma estratégia empresarial que é constituída no nível institucional da organização, pelos diretores, acionistas e presidente “Shareholders”, que tem como característica os seguintes fatores: a gestão do negócio, dos serviços e da qualidade, aplicado através de indicadores de desempenho, onde são demonstradas as perspectivas financeiras, satisfação dos clientes, eficácia dos processos operacionais internos e capacidade de inovação da organização.

O BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que poder ser traduzido em português para “Indicadores Balanceado de Desempenho ou Cenário Balanceado”.

Pelo fato das organizações buscarem atualmente valores que não envolvam apenas o lucro aos acionistas, mas buscarem também a satisfação dos interesses dos responsáveis externos ao sucesso empresarial como: consumidores, clientes, fornecedores e agências reguladoras “Stakeholders”. Essa ferramenta ganhou maior importância utilizando indicadores não apenas tangíveis (financeiros), mas também intangíveis (desempenho do mercado junto ao cliente, dos processos internos e inovação de tecnologia), unindo a missão organizacional, onde a empresa pretende chegar e sua estratégia empresarial, a análise do ambiente externo.

Para se aplicar o BSC deve-se analisar como a empresa quer ser reconhecida no mercado e sua estratégia, definindo metas e objetivos para se alcançar resultados. É importante também, comunicar e integrar todos os envolvidos nos processos, planejando e estabelecendo metas mensuráveis, recebendo o retorno planejado. Seu principal objetivo é alinhar os planejamentos estratégicos com as ações operacionais.

O BSC é constituído de um mapa estratégico, onde é uma forma de agrupar as perspectivas da empresa, visualizando o objetivo, conceitos a seguir e questionamentos diferente do processo. O mapa estratégico é dividido em quatro categorias, ou perspectivas.

• Perspectiva financeira

• Perspectiva cliente

• Perspectiva interna

• Perspectiva de aprendizado e crescimento

A perspectiva financeira tem o intuito de demonstrar os resultados finais financeiros, como o faturamento, margem de lucro e rentabilidade do negócio. Com isso, é possível visualizar e acompanhar os resultados.

A perspectiva cliente avalia o desempenho da organização como é vista pelos seus clientes, se de fato a organização satisfaz sua necessidade de consumo.

A perspectiva interna aborda os processos críticos internamente que venha ocorrer durante o plano estratégico.

A perspectiva do aprendizado e crescimento procura mobilizar os recursos humanos e motivar os colaboradores para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Características

• É adaptável a qualquer tipo de organização.

• Intuitivo, de fácil manuseio.

• Versátil, pois é aplicado em qualquer departamento da empresa.

• Compatível, com total integração com MS Excel.

• Multiusuário, possibilitando o acesso por um número ilimitado de usuários.

Benefícios

• Ajuda alinhar os objetivos dos colaboradores com os da organização, melhorando a implantação do processo.

• Proporciona indicadores que mede o nível de exigência em seus processos de produção, fidelização de cliente e capacitação de seus colaboradores.

• Permite sistemas de planejamento e de gestão, definido prioridades e ações.

• Amplia a visão corporativa, facilitando a análise de dados no funcionamento do negócio de cada departamento da empresa.

• Os empregados sabem quais são os objetivos da organização, participam do processo de melhoria com compromisso e motivação.

Através do objetivo estratégico define-se o que deve ser alcançado para o sucesso organizacional. Pelos indicadores são avaliados como estão sendo alcançados os objetivos. Na meta são definidos o desempenho ou a taxa de melhoria necessária. E no plano de ação, são realizadas ações chaves necessárias para se alcançar o objetivo.

O BSC da suporte as decisões do gestor reunindo informações chaves que o auxiliam em suas atividades, aliado a comunicação que se estabelece externamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com