TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breafing

Ensaio: Breafing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Ensaio  •  7.507 Palavras (31 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 31

• Unidade 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Observe no diagrama abaixo que uma pesquisa inicia-se sempre a partir de uma dúvida, é ela que nos move na direção da busca de respostas. Tal dúvida caracteriza o problema de pesquisa.

Então, um problema de pesquisa significa a questão não resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta. Um problema não é sempre um problema, é chamado problema porque para o pesquisador é o que ele quer destrinchar.

Assim, o problema de pesquisa:

Resposta Selecionada: e.

Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Resposta Correta: e.

Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Veja as características de um problema de pesquisa:

O problema deve ser concreto e estar formulado de maneira clara, objetiva, compreensiva e operacional.Como o problema reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, ele deve ser formulado de maneira interrogativa.Um problema de pesquisa não pode estabelecer juízos de valor.O problema deve referir-se a fenômenos observáveis, passíveis de verificação empírica.O problema deve ser representativo e passível de ser generalizado; não deve referir-se a casos únicos ou isolados.

O problema deve apresentar certa originalidade.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Um pesquisador preocupado com a evasão (alunos que abandonam a Universidade) decidiu então fazer uma investigação para verificar a ocorrência de evasão e as causas que levaram seus alunos a se evadirem dos cursos de graduação.

Assim, ao definir sua pesquisa escreveu:

Temos que considerar, para o trabalho na Universidade, que a evasão é um processo que frustra o seu objetivo maior, que traz como decorrência o acréscimo de custo, e que constitui em um dos indicadores sobre a qualidade do ensino ministrado.

É necessário que a Universidade, como sistema dinâmico que é, adote a prática de uma permanente reavaliação das razões que motivam a evasão, objetivando reduzir o número daqueles que abandonam o ensino universitário.

Assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa institucional no âmbito da Universidade que contribuirá para o processo de análise e reflexão sobre o funcionamento da Universidade proporcionando subsídios para planejamentos e para que decisões consistentes sejam tomadas na direção da melhoria da qualidade de seu ensino.

Pode-se afirmar que o texto destacado acima contém:

Resposta Selecionada: a.

As justificativas da pesquisa

Resposta Correta: a.

As justificativas da pesquisa

Feedback da resposta: Alternativa correta: As justificativas da pesquisa

As justificativas de uma pesquisa devem conter, entre outros elementos, a importância e contribuições da pesquisa o que pode ser verificado na parte do texto: ... o presente trabalho apresenta uma pesquisa institucional no âmbito da Universidade que contribuirá para o processo de análise e reflexão sobre o funcionamento da Universidade proporcionando subsídios para planejamentos e para que decisões consistentes sejam tomadas na direção da melhoria da qualidade de seu ensino.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Nos quadrinhos de Dilbert, o Chef é o pior pesadelo dos empregados, não nasceu mau e sem escrúpulos, mas lutou arduamente para conseguir tais características. Catbert é o Gestor de Recursos Humanos e diverte-se com as manobras sádicas.

Observe um diálogo entre os dois, primeiro fala o Chef e depois o Catbert:

Considere a situação exposta por Dilbert na “tirinha” acima e a possibilidade de se desenvolver uma pesquisa relacionada com o tema “A relação entre o modelo de gestão e a produtividade na empresa”. Dentre as sentenças propostas abaixo, qual delas poderá ser considerada um objetivo corretamente proposto para a pesquisa com o tema acima:

Resposta Selecionada: e.

Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados.

Resposta Correta: e.

Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados.

Feedback da resposta: Objetivo de uma pesquisa é o que se pretende fazer para obter resposta para o problema formulado, portanto na pesquisa irá se “Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados”. Esta é a alternativa correta.

Não deve ser confundido com as contribuições da pesquisa que indicam o que poderá ser feito com os seus dados.

• Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

O saber pressupõe uma intencionalidade, ou seja, não há busca de saber sem finalidade. Dessa forma, o método é, sempre, a ferramenta para a execução dessa intencionalidade; como ferramenta, o método é uma escolha e, como escolha, não é nunca neutro.

Portanto, o conhecimento nos mostra que, em nossa busca, chegamos a um enfoque, um ponto de vista, uma determinada interpretação da realidade.

Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com