TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve descrição sobre "Atividade Física"

Seminário: Breve descrição sobre "Atividade Física". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  Seminário  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 5

Breve descrição sobre "Atividade Física":

Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.

Sendo que a inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados e também nas cidades grandes.

Atividade física adaptada por vezes, torna-se,necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentaneas/definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do paciente, melhorando-a, havendo uma interecção de conhecimentos com as ciências médicas.

Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.

Tendo em vista uma esquematização, classificamos as atividades em:

Exercício aeróbico; Exercício anaeróbico.

A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física. Incremento da capacidade cardiorrespiratória, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

História da natação:

Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

Seus benefícios a saúde:

É considerada um dos exercícios mais completos atualmente, pois mexe com toda a musculatura do corpo,além de ser o único esporte que permite a participação de crianças menores de 3 anos .Sua prática ultrapassa uma simples prática esportiva que mantém a saúde, é indicada também com objetivos terapêuticos, como tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias.A natação proporciona vários benefícios, como: diminuição do estresse, melhora a qualidade do sono, a resistência muscular, diminui o colesterol, a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, enrijece os músculos, define a silhueta. Melhora a respiração e a coordenação motora. Além de todos esses benefícios, a natação também proporciona bem-estar, relaxando a mente e ativando o cérebro.

O gasto calórico da natação é de aproximadamente 600 calorias por hora.

Tipos de nados:

Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl(nado livre), nado de costas, peito e borboleta.

No crawl, o peito fica submerso, as pernas batem de forma alternada e um braço é estendido enquanto o outro dá impulso dentro da água.

No nado de costas, a barriga fica para cima, a força do batimento de perna é de baixo para cima.

O nado de peito é semelhante ao de uma rã, os braços são contraídos dentro da água, próximos das laterais do corpo. As pernas, com os joelhos voltados para fora, são encolhidas e depois estendidas.

No nado borboleta, os braços são elevados simultaneamente para fora da água.

Natação olímpica:

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abrão Saliture foi o campeão , nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com