TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brics - Blocos economicos

Por:   •  20/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Textos

Conjunto 3

Seminário – BRICS

  1. Os BRICS ganharam importância nos últimos anos. No intuito de se criar uma agenda de atuação desses países, como representante do governo brasileiro, indique quais as principais questões a serem enfrentadas por eles para que se superem os desafios apresentados a esses Estados no momento. Além disso, indique quais serão os próximos embates que serão enfrentados por eles apontando quais serão os pontos de discórdia que terão entre si.

Os BRICS(Brasil, Rússia, Índia e China) têm mais diferenças do que aspectos em comum. Adesão da África do Sul ocorre mais por conveniência do que por reais pontos de contato. 

Dentre os resultados mais relevantes, está o fato da Cooperação Norte-Sul (CNS) deixar de ser encarada como o modelo de cooperação internacional para o desenvolvimento e passar a ser vista como uma modalidade de cooperação, assim como a Cooperação Sul-Sul (CSS). Tal mudança se apresenta, para os países em desenvolvimento, particularmente para os BRICS e, entre eles, para o Brasil, como oportunidade e desafio da maior relevância.

Apesar dos países do BRICS fazerem parte da OMC, não existe um acordo multilateral no bloco, como o MERCOSUL, união europeia. Assim um grande desafio a se superar pelos BRICS é que haja esse acordo multilateral de comércio, integrando mais os países.

Na cúpula de Durban, os BRICS decidiram criar um banco que tem como objetivo a mobilização de recursos para infraestrutura e projetos de desenvolvimento sustentável no BRICS e outras economias emergentes e países em desenvolvimento, para complementar os esforços já existentes das instituições financeiras multilaterais e regionais para o crescimento e desenvolvimento global. Porém não esta certo ainda qual será o montante que cada membro contribuirá ao banco, além de não saber qual será a moeda base, e o devido presidente do banco.


        

  1. A construção de normas internacionais entre tais países pode ser facilitada. Como isso pode se refletir no comércio internacional entre eles? É possível que haja incremento da importância desses países no cenário internacional? Explique.
  1. Como membro da diretoria de uma empresa multinacional, quais seriam as vantagens que você buscaria para implantar uma filial em um dos BRICS? Explique. O que uma empresa já instalada nos BRICS pode ter de vantagens em relação às que lá não estão? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com