TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CBCISS

Tese: CBCISS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

em sua dinâmica operacional. Este encontro propôs uma abordagem daquilo que era a necessidade do momento presente, de forma alguma foi de interesse definitivo. Pelo contrário, o CBCISS e o grupo de Assistentes Sociais consideram como o início de estimular outros debates, pesquisas e estudos.

Neste Documento ficam determinados alguns pontos em relação ao exercício da profissão de Assistente Social e buscou considerar e expor alguns componentes básicos da natureza do Serviço Social, aspectos de sua metodologia de ação e adequação de sua dinâmica à realidade Brasileira – Teve como marco ideológico o desenvolvimento.

O 1º Seminário de Teorização do Serviço Social foi promovido pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercambio de Serviços Sociais) ocorreu no Brasil de 19 a 26 de março de 1967, em Araxá – MG, todas as temáticas discutidas neste foram transcritas, resultando no chamado Documento de Araxá o mesmo esta contextualizado no momento em que no Brasil se instala a Ditadura Militar, que tem seu advento do Golpe Militar de 1964, mas especificamente no governo de Castelo Branco e com o surgimento do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina (Geração 65). Participaram deste Seminário 38 Assistentes Sociais de varias regiões do país distribuído em 12 escolas onde 09 destas tiveram sua criação no seio da Igreja Católica, é importante saber que o Serviço Social tinha como base o Neotomismo e assumia uma postura Desenvolvimentista. A preocupação neste Seminário era chegar a um consenso de metodologia de inserção ao desenvolvimento, adequada à realidade econômica-social e politica do Brasil. Qual seria o papel do Serviço Social nesta nova fase desenvolvimentista sua natureza e operacionalidade era questionada. O Documento de Araxá aborda a gênese do Serviço Social no Brasil, a sua evolução como pratica institucionalizada (que se caracteriza pelo trabalho junto a indivíduos com desajustamento familiar e social) e analisa a Adequação da Metodologia às Funções do Serviço Social (até essa época, os utilizados eram Caso, Grupo e Desenvolvimento de Comunidade), afirma que modelos de ação são necessários para a intervenção do Serviço Social e supõe o modelo com os seguintes caracteres: Ideologia do movimento integral; Planejamento; Mobilização de forças organizadas; Capital e Técnica.

Este seminário foi um marco na reconceituação do Serviço Social.

.............................................................................................................................................

DOCUMENTO DE ARAXÁ

O DOCUMENTO DE ARAXÁ, tinha como objetivo teorizar o serviço social com a realidade da demanda brasileira, através de um seminário que ocorreu em 19 a 26 de março de 1967. Foi produzido um documento que foi um marco na renovação do Serviço Social.

Organizaram-se quatro grupos de nove ou onze membros cada um, cabendo a uma comissão, constituída por representantes de todos os grupos, a redação final do documento que o CBCISS ora apresenta.Analisar os objetivos remotos e operacionais do Serviço Social, sua natureza e funções, com base em sua evolução histórica, projetando-se, no entanto, para o futuro,em perspectivas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com