TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realizar Leitura Das páginas 90 A 124 Do Livro:  CBCISS. Teorização Do Serviço Social: Documento Alto De Boa Vista. Rio De Janeiro: Agir, 1988.

Casos: Realizar Leitura Das páginas 90 A 124 Do Livro:  CBCISS. Teorização Do Serviço Social: Documento Alto De Boa Vista. Rio De Janeiro: Agir, 1988.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  3.258 Palavras (14 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera de Sumaré

Disciplina: Sociologia

Tema: O processo evolutivo dos direitos humanos

CURSO – SERVIÇO SOCIAL

Nome RA Semestre

Azenity Alves Viana 6791442770 2°

Kalinka Germano Biagi 6506281366 2°

Maria Cristina L. S. de Oliveira 6751349123 2°

Michelle Ribeiro 7706610686 2º

Vanessa Carvalho 6788383835 2°

Sumaré, 25 de Novembro de 2013.

Introdução

O objetivo deste trabalho e mostrar que a declaração dos direitos humanos é para todas as pessoas mais será que todas as pessoas têm realmente esses direitos respeitados.

Dentro do processo histórico mostra o modo evolutivo que os direitos humanos. Convém salientar na passagem do século XI ao século XII houve o ressurgimento do pensamento de limitar o poder dos governantes, imaginando que o reconhecimento de séculos depois, da aclamação dos direitos comuns a todos.

.

O processo evolutivo dos direitos humanos

O processo histórico e evolutivo dos direitos humanos. Teve a sua consagração e mudanças ao longo do tempo teve mudança estrutura da sociedade, bem como nas muitas lutas e revoluções.

Convém salientar que na passagem dos século XI ao século XII houve o ressurgimento da idéia de limitação do poder dos governantes, pressupondo o reconhecimento, séculos depois, da aclamação dos direitos comuns a todos os indivíduos – da igreja, nobreza e povo. Resulta na difusão do Direito Natural e na conexão das Revoluções capitalistas, è impostos limitações ao poder por meio da linguagem dos direitos. É neste contexto que se transmite as primeiras declarações de Direitos. Destacam-se: na Inglaterra, o Habeas Corpus Act de 1679 e o Bill of Rights de 1689; nos Estados Unidos, a Declaração de Virgínia de 1776; e na França, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, inspiradas pelo direito natural. Os homens são dotados de direitos, cabendo ao poder estatal declará-los, conforme demonstrado a seguir:

É importante ressaltar que nas duas Declarações consagram-se os direitos humanos da primeira geração, já os direitos humanos da segunda geração (embora a Constituição francesa de 1791 estipulasse deveres sociais do Estado, não dispunha sobre os direitos correlativos dos cidadãos) só tiveram sua absoluta afirmação com a elaboração da Constituição mexicana , em 1917, e da Constituição de Weimar em 1919. Essas se atende para o ponto comum: a insuficiência da recusa como forma de garantia de direitos. Em face de alguns direitos, como é o caso do direito ao trabalho, à educação e à saúde, somente a intervenção estatal é capaz de garanti-los

Solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim

Pode-se afirmar que solidariedade social para Durkheim daria-se pela consciência coletiva, pois seria essa responsabilidade pela coesão ligação entre as pessoas. Contudo a solidez. Procurou monstrar que tudo originava de fatos sociais, conceito fundamental na sua obra.

Aos 21 anos, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior passando a dedicar-se ao mundo intelectual, Em 1882, formou-se em Filosofia. Cinco anos depois da sua formatura, foi dar aula de Pedagogia e Ciência Social na Universidade de Burdeos. iniciou neste período seus estudos sobre sociologia.

Tornou a sociologia matéria acadêmica, aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou vários estudos sociais a respeito de educação, crimes, religião e de suicídio. Um de seus focos era como as sociedades poderia manter sua integridade e coerência nos tempos moderno.

Como tinha uma grave visão da sociedade, as pessoas o via como conservador. No entanto, ele tinha um pensamento humanista, pois se houvesse uma melhor compreensão cientifica da sociedade tornaria possível melhorá-la gradativamente.

Durkheim teve influencia do positivismo, corrente filosófica que teve seu surgimento na primeira metade do século XIX e que propunha a aplicação dos métodos das ciências naturais – observação, experimentação e inferência – para o estudo das sociedades humanas.

O seu focou de estudo não era nas ações individuais, mas sim nos fatos sociais, termo criado para descrever os fenômenos que não atingiriam apenas uma pessoa. , fixa ou “não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior”.

O fato social é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação, pois se impõe como forma de ser na sociedade. Para Durkheim, o indivíduo, ao nascer, encontra prontas as regras sociais, as normas de convivência, as tradições e as relações sociais, assim como os valores e crenças. A educação não deixa de ser, para Durkheim, um extensão de tudo

As Declarações dos direito humanos são diretamente ligadas com o conceito de justiça, igualdade e democracia. Elas são uma manifestação de relacionamento que teria que prevalecer entre os membros de uma sociedade, indivíduos e Estados.

Os direitos humanos deveria ser reconhecido em todos os lugares seja, grande ou pequeno, pobre ou rico, independente do sistema social e econômico que esta comunidade vigência.

Apesar de um numero variado de acordos e declarações adotadas com a fiel consciência e o consentimento das comunidades internacionais, a triste realidade é que em nenhuma parte do mundo os direitos declarados são respeitados da mesma forma

Existe um conjunto de direitos que todos os seres humanos possuem pelo simples fato de ser humano. E para que estes direitos possam ter seu cumprimento é que foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Observando as duas declarações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com