TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo

Tese: Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Tese  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

O capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela existência de trabalhadores livres e assalariados.

O proprietário de uma empresa compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permite recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.

O excedente não provém de outra fonte senão da mão de obra. Vejamos como isso ocorre. O assalariado vende a sua força de trabalho como uma mercadoria. Esta mercadoria tem características distintas das outras mercadorias. Como diz Marx em seu livro Trabalho Assalariado e Capital:

"A força de trabalho nem sempre foi uma mercadoria. O trabalho nem sempre foi trabalho assalariado, isto é, trabalho livre. O escravo não vendia a sua força de trabalho ao proprietário de escravos, assim como o boi não vende os seus esforços ao camponês. O escravo é vendido, com a sua força de trabalho, duma vez para sempre, ao seu proprietário. É uma mercadoria que pode passar das mãos de um proprietário para as mãos de um outro. Ele próprio é uma mercadoria, mas a força de trabalho não é uma mercadoria sua. Já o servo (feudalismo) só vende uma parte da sua força de trabalho. Não é ele quem recebe um salário do proprietário da terra: pelo contrário, o proprietário da terra é que recebe dele um tributo.

"O servo pertence à terra e rende frutos ao dono da terra. O operário livre, pelo contrário, vende-se a si mesmo, e além disso por partes. Vende em leilão oito, dez, doze, quinze horas da sua vida, dia após dia, a quem melhor pagar, ao proprietário das matérias-primas, dos instrumentos de trabalho e dos meios de vida, isto é, ao capitalista."

http://www.marxists.org/portugues/marx/1849/04/05.htm.

O trabalhador vende a sua força de trabalho pelo valor de um determinado salário. Como se determina a quantidade de salário que um operário deve receber? É simples. No início do capitalismo, o dono dos meios de produção (empresário) pagava ao trabalhador o suficiente para que ele conseguisse os meios necessários para a subsistência, a fim de que pudesse voltar no outro dia e novamente produzir. Assim é perpetuada a força de trabalho. Só não devemos esquecer que isso continua ocorrendo em muitas partes do mundo.

Mas como ocorre o lucro? O lucro é gerado pela diferença entre aquilo que o assalariado produz e o que ele ganha. Em outras palavras, o trabalhador produz algo mais valioso (os produtos) do que a quantidade de salário por ele recebido. Quanto mais o operário produz, menos ele custa, mais se desvaloriza, chegando ao ponto de se tornar mercadoria do capitalismo....

Na concepção de Marx, o operário produz o equivalente a seus ganhos em um período inferior à duração de sua jornada de trabalho e o restante trabalha para o empresário. Mais valia é o termo usado para designar a diferença entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.

"Karl Marx foi o primeiro pensador econômico que criticou a dinâmica do modelo capitalista. Escreveu um tratado de três volumes sobre todos os economistas existentes, que foi publicado como Teoria da Mais-Valia e, posteriormente, incorporado à obra O Capital, obra mais importante do autor. A teoria marxista da mais-valia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com