TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da plataforma. NET

Tese: Características da plataforma. NET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

FACNET ANHANGUERA

Curso: Sistemas de Informação

Disciplina: Linguagem de Programação Comercial

Adriel Amaro Ra: 1183317344

Derick Liandro Ra: 2135016937Dyonne Soares Ra: 4236824032

Edvan A. Cruz Ra: 2505003972

Filipe Evangelista da Silva Ra: 1158388978

Ramon Lopes Santana Ra: 2505070983

Professor: Thiago Medeiros

Taguatinga, 04de Abril de 2013.

Etapa 1

Passo1

Características da Plataforma. NET

O código escrito para o .NET Framework é denominado código gerenciado. Em contraste com o código nativo tradicional, o códigogerenciado é escrito em linguagens como Visual C# e Visual Basic, e é compilado no Intermediate Language e depois traduzido em código de máquina antes de ser executado.

O .NET Framework oferecesuporte a várias linguagens de programação. Ele é executado em plataformas Windows como: Windows 7 e o Windows Server 2008 R2.

O CLR (common language runtime) fornece serviços que ajudam no gerenciamentoe execução dasaplicações.

As bibliotecas de classes do Framework facilitam o processo de desenvolvimento e fornecem acesso a funções essenciais do sistema.

O Microsoft. NET Framework versão4.0 inclui tecnologias como:

Windows Communication Foundation

Windows Presentation Foundation

Windows Workflow Foundation

Windows CardSpace

A plataforma .NET baseia-se em um dos principios utilizados natecnologia Java (Just In Time Compiler - JIT), os programas desenvolvidos para ela são duplo-compilados (compilados duas vezes), uma na distribuição (gerando um código que é conhecido como "bytecodes")e outra na execução.

Um programa é escrito em qualquer das mais de trinta e três linguagens de programação disponíveis para a plataforma, o código fonte gerado pelo programador é então compiladopela linguagem escolhida gerando um código intermediário em uma linguagem chamada MSIL (Microsoft Intermediate Language).

Este novo código fonte gera um arquivo na linguagem de baixo nível Assembly, de acordo com o tipo de projeto:

EXE - Arquivos Executáveis, Programas

DLL - Biblioteca de Funções

ASPX - Página Web

ASMX - Web Service

No momento da execução do programa ele é novamente compilado, desta vez pelo compilador JIT, de acordo com a utilização do programa, por exemplo: Temos um Web Site desenvolvido em ASP.NET, ao entrar pela primeira vez em uma página o JIT irá compila-la, nas outras vezes que algum outro usuário acessar esta página, ele usará esta compilação.

Também é possível, através de ferramentas específicas, "pré-compilar" o código para que não se tenha o custo da compilação JIT durante a execução.

O fato desta arquitetura utilizar a MSIL gera uma possibilidade pouco desejada entre os criadores de software que é a de fazer a "engenharia reversa", ou seja, a partir de um código compilado, recuperar o código original. Isto não é uma idéia agradável para as empresas que sobrevivem da venda de softwares produzidos nesta plataforma.

Por causa disso, existem ferramentas que "ofuscam" o código MSIL, trocando nomes de variáveis, métodos, interfaces e etc para dificultar o trabalho de quem tentar uma engenharia reversa no mesmo.

Caracteristicas da Lingugem C#

O C# é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos. Permite um novo grau de intercâmbio entre linguagens (componentes de software de diferentes linguagens podem interagir). Os desenvolvedores podem empacotar até software antigo, para trabalhar com novos programas C#. Além disso, os aplicativos C# podem interagir pela Internet usando padrões do setor, como SOAP (protocolo de acesso a objetos simples) e XML (linguagem de marcação extensível).

O C# tem raízes em C, C++ e Java, adaptando os melhores recursos de cada linguagem e acrescentando novas capacidades próprias. Ele fornece os recursos que são mais importantes para os programadores, como programação orientada a objetos,strings, elementos gráficos, componentes de interface com o usuário gráfica (GUI), tratamento de exceções, múltiplas linhas de execução, multimídia (áudio, imagens, animação e vídeo), processamento de arquivos, estruturas de dados pré-empacotadas, processamento de banco de dados, redes cliente/servidor com base na Internet e na World Wide Web e computação distribuída.

Dentre as características essenciais do C# podemos citar:

Simplicidade: os projetistas de C# costumam dizer que essa linguagem é tão poderosa quanto o C++ e tão simples quanto o Visual Basic;

Completamente orientada a objetos: em C#, qualquer variável tem de fazer parte de uma classe;

Fortemente tipada: isso ajudará a evitar erros por manipulação

imprópria de tipos e atribuições incorretas;

Gera código gerenciado: assim como o ambiente .NET é gerenciado, assim também o é C#;

Tudo é um objeto: System.Object é a classe base de todo o sistema de tipos de C#;

Controle de versões: cada assembly gerado, seja como EXE ou DLL, tem informação sobre a versão do código, permitindo a coexistência de dois assemblies homônimos, mas de versões diferentes no mesmo ambiente;

Suporte a código legado: o C# pode interagir com código legado de objetos COM e DLLs escritas em uma linguagem não-gerenciada;

Flexibilidade: se o desenvolvedor precisar usar ponteiros, o C# permite, mas ao custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com