TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coeficiente, número ou módulo Reynolds

Projeto de pesquisa: Coeficiente, número ou módulo Reynolds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O coeficiente, número ou módulo de Reynolds ( Re) é um número adimensional usado para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.

O conceito foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de Reynolds tem seu nome oriundo de Osborne Reynolds.

Sendo:

- velocidade média do fluido

- longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo

- viscosidade dinâmica do fluido

- massa específica do fluido

A significância fundamental do número de Reynolds é que o mesmo permite avaliar o tipo do escoamento e pode indicar se flui de forma laminar ou turbulenta. Para o caso de um fluxo de água num tubo cilíndrico, admite-se os valores de 2.000 e 2.400 como limites. Desta forma, para valores menores que 2.000 o fluxo será laminar, e para valores maiores que 2.400 o fluxo será turbulento. Entre estes dois valores o fluxo é considerado como transitório.

Osborne Reynolds (Belfast, 23 de agosto de 1842 — Watchet, 21 de fevereiro de 1912) foi um físico britânico.

Osborne Reynolds

Filho do Reverendo O. Reynolds, sacerdote na igreja anglicana e também respeitado acadêmico, formado em Cambridge em 1867, diretor da Belfast Collegiate School e, mais tarde, da Dedham School em Essex.

Embora Osborne tenha nascido em Belfast, sua iniciação escolar deu-se em Dedham, tendo sua educação inicial sido ministrada por seu pai, excelente matemático, com um grande interesse em mecânica, particularmente com tudo que permitisse o aperfeiçoamento de equipamentos agrícolas, para os quais registrou diversas patentes.

Influenciado por seu pai, Osborne foi enviado para trabalhar como aprendiz na firma de engenharia de Edward Hayes, em Stony, onde, durante um ano, adquiriu experiência na fabricação de navios a vapor.

Formou-se em matemática em Cambridge em 1867. Depois empregou-se na firma de engenharia John Lawson em Londres, onde permaneceu um ano trabalhando como engenheiro civil.

Em 1866, tornou-se o primeiro catedrático em engenharia em Manchester, e o segundo da Inglaterra.

Seus primeiros trabalhos foram em eletricidade e magnetismo. Depois mudou seu interesse para hidráulica e hidrodinâmica. Após 1873, se concentrou totalmente na hidrodinâmica, tendo estudado as mudanças que um escoamento experimenta quando passa do regime laminar para o regime turbulento.

Em 1883, introduziu o mais importante número adimensional da mecânica dos fluidos, hoje conhecido como Número de Reynolds.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

A experiência foi feita para provar que o numero de Reynolds realmente funciona. O turbulento.

Foi apresentado um grande recipiente com água onde havia um tubo para realizar o escoamento, juntamente com a água foi liberado um liquido de cor avermelhada pra demonstrar o comportamento do fluido, este tudo de escoamento estava ligado a um hidrômetro para que pudéssemos medir a quantidade de água que escoaria e com ajuda de um cronometro medir o tempo que levaria para essa água escoar e assim saber se tínhamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com