TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação entre empresas japonesas e americanas

Artigo: Comparação entre empresas japonesas e americanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 3

Comparação entre empresas japonesas e americanas

As organizações concretas no Japão apresentam características em graus variáveis, praticamente todos os gerentes de grandes empresas no Japão procuram se aproximar o mais possível de características subjacentes.

O modelo americano é o oposto do modelo japonês quanto a cada um dos aspectos importantes.

O contraste

Organizações

Japonesas/Oriental Organizações

Americanas/Ocidental

Emprego vitalício Emprego em curto prazo

Avaliação e Promoções Lentas Avaliação e promoção Rápida

Trajetórias de Carreira Não-especializada Trajetórias de Carreira Especializada

Mecanismo de Controle Implícito Mecanismo de controle Explícito

Tomada de Decisão Coletiva Tomada de Decisão Individual

Responsabilidade Coletiva Responsabilidade Individual

Interesse Holístico Interesse Segmentado

O emprego por toda a vida, a avaliação de desempenho e as trajetórias de carreira envolvem somente uma parte das condições de trabalho que estimulam os empregados japoneses a conseguir grande produtividade. Não menos importante que estas, são as funções gerenciais de cada organização, desde a decisão, até as atitudes e valores. Criam o pano de fundo para operações eficientes.

O mecanismo básico de controle em uma empresa japonesa está incorporado a uma teoria implícita da firma, que descreve os objetivos e os procedimentos para alcançá-los.

Nas empresas americanas o emprego geralmente é em curto prazo, uma rotação anual de empregados de cinqüenta a noventa por cento. Uma empresa pode passar passa quinze dias treinando novos empregados e fazê-lo trabalhar de dois a seis meses antes de se demitirem.

As taxas de rotação de empregados nas empresas são quatro a oito vezes mais altas do que para todas as empresas japonesas, onde os pedidos de demissão e as dispensas temporárias são praticamente desconhecidos nas grandes firmas.

Em modalidades semelhantes, todas as características da forma americana de organização se interligam e se apóiam mutuamente.

Uma Diferença de Tradição

Os japoneses tiveram de desenvolver a capacidade de trabalhar em harmonia para poderem sobreviver, não importando as forças de discordância ou de desintegração social.

Vivendo muito próximas e em habitações que possibilitavam muito pouca privacidade, os japoneses sobreviveram pela sua capacidade de trabalharem juntos em harmonia.

Para o cidadão ocidental é repelente subordinar os gostos individuais á harmonia grupal e saber que as necessidades individuais jamais podem ter precedência sobre os interesses de todos.

Os japoneses conseguem enfrentar melhor o industrialismo. Enquanto os americanos ainda se empenham ativamente em proteger nossa forma um tanto extrema de individualismo, os japoneses mantêm o seu sob controle e enfatizam a cooperação.

A forma japonesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com