TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composiçaõ da estrutura macroeconômica

Artigo: Composiçaõ da estrutura macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA

As medidas macroeconômicas refere-se a mediadas tomadas pelo governo para controlar a inflação, balança de pagamentos, taxa de desemprego e distribuição de renda. Tem como principais objetivos:

- inclusão social

-distribuição de renda

-estabilidade de preços

-emprego

-desenvolvimento sustentável da economia

Composiçaõ da estrutura macroeconômica:

- Mercado de Bens e Serviços – determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços

- Mercado de Trabalho – admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características , determinado a taxa de salários e o nível de empregos.

- Mercado Monetário – analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que detremina a taxa de juros.

- Mercado de Títulos – analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

- Mercado de Divisas – depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital finaceiro.

Entre os paíse emergentes, o Brasil se destaca, não de uma forma boa, e sim com uma microeconomia atrasada, onde empresas enfrentam grandes dificuldades na obtençao de capitais, na manutenção sistemática enfrentando altas cargas de impostos. A microeconomia é regida praticamente por três teorias:

- Teoria do consumidor: que estuda as preferências do consumidor, analisando seu comportamento, sua escolhas, restrições quanto ao tocante valores e a demanda de mercado.

-Teoria da firma: esta por sua vez estuda a estrutura das organizações tendo como objetivo a mamaximização dos lucros.

-Teoria da produção: tem como base o processo de transformação de fatorea adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado, estudando as relações entre as variações de fatores de produção e e consequências no produto final.

Com o estudo e acompanhamento da teoria do consumidor determinas a curva de demanda, e apartir da teoria da firma determina-se a curva de oferta.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »